11/04/2014

Revitalização da Ed. Infantil: acolher e aprender

Os espaços que se constituem dentro do contexto da Educação Infantil estão intimamente ligados ao desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças. Dessa forma, buscando otimizar as demandas dos alunos de 2 a 5 anos, o Colégio La Salle São João iniciou o ano de 2014 executando um novo projeto arquitetônico voltado para a Educação Infantil.

Pensado pela Direção e pelos Serviços Pedagógicos, juntamente com a 'projetos & projetos arquitetos associados', empresa que assina, e 'Kalil Construções', que executa o projeto, os espaços foram totalmente revitalizados, com coberturas, pisos, pinturas e mobiliários novos para melhor acolher as crianças e favorecer a aprendizagem.

A proposta foi integrar os espaços à rotina pedagógica a fim de reforçar a segurança, o bem-estar e o acesso das crianças. Desde o primeiro dia de aula, pais e alunos puderam perceber a mudança já na entrada, no acesso exclusivo pelo 1º andar do bloco B, com sala de espera e recepção.

No mesmo andar, estão localizadas as salas de aula. São nove salas amplas, iluminadas, climatizadas, com mobiliário baixo facilitando o acesso dos alunos, prateleiras e expositores coloridos e em harmonia com o ambiente para organizar livros, materiais didáticos, brinquedos e fantasias.

Cada sala de aula possui um banheiro conjugado com pia e vaso sanitário na altura das crianças, proporcionando autonomia no uso. As salas do Pré I comportam, ainda, mezanino com escada e escorregador. O refeitório - com mesas e cadeiras adequadas à idade das crianças - e a sala dos brinquedos encontram-se próximos à entrada.

O Colégio La Salle São João preza pela organização, manutenção e segurança da estrutura física da Escola. Dessa forma, ainda estão sendo feitas algumas intervenções para tornar os ambientes cada vez mais confortáveis, acolhedores e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.