26/08/2022

Boomwhackers embalam as aulas de Música

Os boomwhackers estão embalando as aulas de Música dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São instrumentos percussivos melódicos, feitos de tubos plásticos, que reproduzem notas musicais formando melodias. Cada cor e tamanho dos tubos representam uma nota da escala, que é representada, nos jogos musicais, através de formas, cores e imagens, sem a leitura das partituras convencionais.

Por serem instrumentos que utilizam o corpo como recurso, são muito versáteis e podem ser usados para a prática musical em conjunto e em diferentes idades. Essa é a proposta da professora Marília Mentz ao utilizar os boomwhackers: a produção de música valorizando a importância de cada criança no conjunto da turma.

Assim, os alunos aprendem música desenvolvendo inúmeras outras habilidades como o exercício de saber esperar a sua vez de tocar, o respeito ao som do outro e a valorização da técnica individual para o resultado sonoro coletivo.

Além disso, as atividades com os boomwhackers contribuem de forma significativa com o aprendizado. Para os alunos que estão no processo de alfabetização, formas e estruturas de leitura, além das letras, auxiliam na compreensão de outros processos de organização para compreender a leitura formal.

Já com alunos maiores, que já vem construindo escrita e prática de instrumento, associamos nossos estudos de escala (dó ao dó), exercícios de compasso quaternário e a leitura de partituras simples, com e sem acompanhamento harmônico, temas que estão sendo trabalhados ao longo do semestre.

Clique e assista a uma atividade com boomwhackers.