11/04/2022

Vem aí a 8ª edição do projeto Júri Simulado

Proporcionar a abordagem de um tema sob diferentes pontos de vista, promovendo pesquisa e reflexão, além de incentivar o senso crítico, a capacidade de argumentação e o respeito às diferentes opiniões é a proposta do projeto Júri Simulado, que chega a sua oitava edição com o tema "Uso de agrotóxicos no Brasil".

Desenvolvido com a 3ª série do Ensino Médio, o projeto, como o próprio nome diz, simula um tribunal judiciário em que as turmas, divididas em três grupos (promotoria, defesa e júri popular), debatem uma tese até chegar a um veredito, que é dado por um advogado convidado com base nas decisões dos jurados.

Até o dia do julgamento, previsto para junho, os alunos realizam diversos estudos buscando informações consistentes para sustentar os argumentos no confronto de ideias. Entre os tópicos que serão analisados nesta edição estão legislação, vantagens e desvantagens, relação com fabricantes, impactos na saúde e na natureza e posição de outros países em relação ao uso de agrotóxicos.

O projeto

O Júri Simulado é um projeto interdisciplinar que marca a trajetória escolar dos alunos. Desenvolve o protagonismo, incentiva a postura investigativa e potencializa habilidades orais e socioemocionais importantes para a formação integral dos alunos.

Já pôs em pauta temas importantes do cenário histórico, político e social como Cotas Raciais, Desarmamento, Privatização dos Presídios, Refugiados no Brasil, entre outros. O projeto já foi finalista do Prêmio Inovação em Educação, do SINEPE/RS.

Clique e confira fotos da apresentação do projeto.