04/07/2019

Ensino Fundamental II

6º ano/EF trabalha “Mulheres que inspiram histórias”

6º ano/EF trabalha “Mulheres que inspiram histórias”

Na quinta, 4 de julho, os alunos do 6º ano/EF foram apresentados a seis mulheres que mudaram a história do mundo. Em diferentes épocas, reconhecidas ou não pelas suas ações, elas lutaram contra o preconceito, conquistaram direitos e deram à humanidade grandes contribuições sociais, culturais e científicas.

As trajetórias de Joana D’Arc, Marie Curie, Mileva Einstein, Maria Gaetana Agnesi, Frida Kahlo e Julieta Capuleto, foram contadas, respectivamente, pelos professores Eduardo Soares, Fábio Dal Prá, Cleomar Graef, Gabriel Gomes, Márcia Costa e Ithiana Menezes durante a aula interdisciplinar intitulada “Mulheres que inspiram histórias”.

A atividade buscou reconhecer os feitos dessas figuras icônicas que descontruíram paradigmas e inspiram, até hoje, outras mulheres a seguirem seus sonhos. “A partir das biografias, fazer com que as mulheres entendam o protagonismo que têm na sociedade e sua representatividade nos diversos campos de atuação”, explicaram os professores.

A aula interdisciplinar “Mulheres que inspiram histórias” inaugura um projeto fotográfico que será desenvolvido com as turmas e exposto à comunidade educativa durante a Feira do Livro, prevista para agosto.

Clique aqui e confira as fotos.

Saiba mais sobre as personalidades femininas:

JOANA D’ARC: É uma heroína francesa e santa canonizada pela Igreja Católica, conhecida por seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos.

MILEVA EINSTEIN: Foi uma das primeiras físicas do mundo a enfrentar um sistema tradicionalmente machista para poder estudar.

MARIE CURIE: Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a receber o título duas vezes.

MARIA GAETANA AGNESI: O que a tornou notável foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra "Instituzioni Analitiche“.

FRIDA KAHLO: Foi uma artista plástica mexicana que criou muitos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefatos do México.

JULIETA CAPULETO: É a filha única dos Capuletos, uma das famílias envolvidas no romance de Romeu e Julieta, e a protagonista feminina da peça escrita por William Shakespeare.

< voltar