Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
No Ensino Fundamental I do Colégio La Salle Brasília, o desenvolvimento do pensamento matemático extrapola o livro didático e se desenvolve com enfoque em situações concretas, favorecendo a problematização e a visão prática sobre os conceitos. A aprendizagem ocorre em um processo contínuo de elaboração e reelaboração de significados e não por uma simples repetição e mecanização. O letramento matemático ocorre pela integração entre práticas sociais de leitura e de escrita matemáticas, relacionadas a quantificar, a classificar, a ordenar, a medir, a contar, a localizar-se espacialmente e a geometrizar. Atividades que simulam experiências cotidianas, envolvendo as operações matemáticas básicas e as noções sobre o sistema monetário fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como: jogos e desafios para aplicação do conteúdo conceitual e a interpretação de imagens relacionadas aos temas trabalhados.
O estudante do Colégio La Salle Brasília vive a cultura científica escolar com naturalidade, dinamismo e entusiasmo. Nos mais diversos conteúdos e situações pedagógicas, a criança do Ensino Fundamental I explora os saberes com motivação, com curiosidade e com questionamentos, criando hipóteses e trilhando caminhos para confirmá-las ou não. Tudo isso com direcionamento e mediação. Respeitando a faixa etária, os educadores investem em determinadas habilidades a cada fase de desenvolvimento do estudante, para que seja formado em bases científicas sólidas e adquira as estruturas internas essenciais para a construção dos conceitos. A sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar.
Assim, a criança se sensibiliza intensamente diante dos fenômenos e vive experiências enriquecedoras, fazendo muitas perguntas, buscando respostas e ampliando conhecimentos.
Uma das principais missões da equipe docente do Colégio La Salle Brasília é promover o gosto pelo estudo e a disciplina que o ato de estudar exige. Por isso, gostar de estudar demanda estar envolvido com os processos educativos ocorridos na escola e com o autoconhecimento, pois cada um tem o seu modo de aprender. São professores e pais que ajudam o aluno a descobrir que modo é esse. Uma rotina de estudos adequada deve fazer com que o estudante aprenda a concentrar-se, a organizar-se, a analisar, a sintetizar e a expressar a informação. E dessa forma, o estudante é o protagonista na construção do seu conhecimento.
Anos Finais (6º ao 9º ano)
O Ensino Fundamental II é uma fase de transformações na vida do estudante, afinal nessa fase ele vive o florescer da adolescência. Por isso, nesse ciclo, além dos conteúdos acadêmicos, a formação do estudante do Colégio La Salle Brasília tem como ênfases o amadurecimento pessoal, a reflexão sobre a importância das responsabilidades e a consolidação de sua rotina de estudos. É um período em que as funções e atribuições vão ficando claras ao estudante à medida que ele participa de decisões e compreende a finalidade de seus estudos. Tais objetivos fazem parte do cotidiano dos adolescentes que, por meio do permanente contato com procedimentos de organização, de autoanálise e definição de objetivos, vivenciados constantemente no seu cotidiano, e mediado pelo professor e pelos demais membros da comunidade educativa, proporcionam situações que o colocam em condições de conhecer-se, conhecer o seu grupo, entender os processos escolares, as consequências de suas ações, decidir, intervir e analisar-se.
A APRENDIZAGEM CRIATIVA E AS COMPETÊNCIAS DA BNCC
Com ele, promovemos o aprendizado da Língua Inglesa de forma natural e real, em um processo de imersão lúdico e envolvente, com professores preparados e ferramentas diferenciadas para desenvolver as quatro habilidades necessárias para se comunicar bem: ouvir, falar, ler e escrever.
EXCLUSIVIDADE
Criado especialmente para a Rede La Salle, o programa traz a pedagogia e filosofia lassalista em sua essência, promovendo o acolhimento e a educação integral/integradora. Alinhado à Proposta Educativa Lassalista, os estudantes desenvolvem habilidades linguísticas, sociais e culturais a partir de uma carga horária diferenciada e disposta na grade curricular.
O objetivo dos Gigantões é integrar equipes de diferentes turmas em atividades recreativas e desportivas, baseadas em jogos cooperativos.
O conceito de Pensamento Computacional ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Mas afinal, no que consiste essa disciplina?
O Pensamento Computacional apresenta fundamentos da Ciência da Computação e desenvolve habilidades socioemocionais da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.
No programa, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares.
As aulas são baseadas em projetos, alinhadas com a BNCC e usam técnicas de gamificação para desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro.
Um dos objetivos da cozinha experimental é desenvolver hábitos alimentares saudáveis nos estudantes. Aqui eles aprendem os valores nutricionais de cada alimento, a importância de uma refeição balanceada e são estimulados a descobrir novos sabores.
Nas aulas desenvolvidas na cozinha experimental, os estudantes ajudam na preparação dos alimentos. Isso deixa a aula divertida e diferente.
Estimular crianças e jovens a refletirem e tomarem melhores decisões financeiras ao longo das diferentes fases da vida.
Oportuniza aos estudantes espaço para que eles possam criar, desenvolver e apresentar trabalhos sobre determinados temas seguindo uma metodologia científica e para que possam apresentá-los à comunidade educativa, por meio de diversos recursos pedagógicos.
Possibilita aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas.
Inserir os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio em assuntos internacionais de cunho político, econômico, social e ambiental, procurando simular o cenário real das negociações da Organização das Nações Unidas (ONU)
Fruto da parceria com a Inicie Digital, empresa de soluções dos produtos Google for Education, tão utilizados nos últimos anos para os alunos do 8º ao Ensino Médio.