20/06/2013

Viagem de Estudos a Não-Me-Toque/RS

Com o intuito de ampliarmos nossos conhecimentos técnicos sobre máquinas agrícolas e agricultura em geral, nós, das turmas do 3º ano do La Salle Agro, através da AAETA (Associação de Amigos e Estudantes das Técnicas Agrícolas), organizamos uma viagem ao vizinho estado do Rio Grande do Sul, precisamente na cidade de Não-Me-Toque, com o intuito de visitar a feira ExpoDireto, organizada pela Cooperativa Cotrijal. A viagem fez parte das atividades de estudos do 1o semestre de 2013.

A feira é uma das mais avançadas no ramo do agronegócio do estado do Rio Grande do Sul, com destaque em âmbito nacional. Na feira acontecem lançamentos de tecnologias de ponta, que estão chegando ao mercado. A ExpoDireto é referência internacional na questão de infraestrutura, organização e principalmente limpeza.

Segundo os organizadores da ExpoDireto, a 14ª edição – a qual visitamos – foi a maior já realizada. Dados da comissão organizadora do evento revelam que o público total do evento, o qual teve início no dia 04 de março de 2013 e término no dia 08 de março de 2013, foi de aproximadamente 223.400 pessoas e o volume de negócios chegou a R$ 2.521.148.000,00. Somente no dia em que nós alunos 3º ano do Agro visitamos a feira, o número de visitantes presentes no evento, foi de aproximadamente 31.500.

A feira contou com 481 expositores, sendo destes 150 somente da área da Agricultura Familiar. A ExpoDireto é uma feira para todos os portes de produtores rurais, pois lá estão presentes empresas que englobam máquinas de todos os portes, de tecnologias variadas, adaptadas e específicas para cada tipo de produtor. Os eventos mais marcantes no decorrer da feira foram:

- Os Fóruns sobre as culturas da soja, do milho e da produção de leite;
- Audiência pública da câmara dos deputados para discutir a questão de demarcação de terras indígenas;

Como era de se esperar, nosso entusiasmo foi grande. Fato que nos permite concluir do sucesso da viagem. Para o segundo semestre de 2013 estão previstas mais algumas saídas de estudos, visando alcançar o conhecimento que foi obtido na viagem para Não-Me-Toque. Nada melhor que ver, sentir e tocar, para que o aprendizado seja efetivo.

Viagem