31/05/2013

Projeto Educar

O projeto social desenvolvido na APAE de Xanxerê, em parceria com a AAETA – Associação de Amigos e Estudantes das Técnicas Agrícolas, resultou na renovação da horta, que cultiva variedades de hortaliças e legumes para o consumo de todos os estudantes e colaboradores da APAE. Um dos objetivos do projeto é incentivar os alunos da Escola Especial para que possam aprender em parceria com os alunos da Escola Agrícola La Salle, estes associados à AAETA, a fazerem as atividades com as culturas tendo a finalidade em aproximá-los ao meio ambiente, ensiná-los a cultivar os alimentos, oportunizar o conhecimento e possibilitar um contato sensorial ou visual pelos alunos da Escola Especial.
Os alunos da Escola Agrícola La Salle, AAETA e os professores estão desenvolvendo as atividades desde o final de 2011, com o intuito de promover o desenvolvimento, conhecimento e sustentabilidade na produção de hortaliças com finalidade educativa na escola especial e aumentar a interação entre os alunos, devido à necessidade de desenvolver potencialidades por parte dos alunos especiais.
A frequência das atividades sociais é semanal, sendo destinado um dia da semana para realização das atividades práticas e a integração com os alunos de ambas as escolas. A horta apresenta uma grande diversidade de espécies de hortaliças sendo cultivadas em ambiente de cultivo protegido, sob sistema de cultivo com base agro ecológico, ou seja, são produzidas hortaliças denominadas orgânicas. As atividades práticas consistem no revolvimento do solo, fertilização, demarcação dos canteiros, instalação das mudas, eliminação de ervas daninhas, controle de pragas e irrigação.
O projeto é reconhecido na Rede La Salle e pela Fundação La Salle como uma atividade de grande responsabilidade social e educativa, pois os estudantes e professores estão colocando em prática o que aprendem em sala de aula e nas aulas de campo, mas o grande diferencial é a escola estar muito próxima da comunidade, trabalhando com ela e para ela diretamente.
Já são percebidos os resultados dos cuidados com a terra e a evolução da horta, além do envolvimento e progresso dos alunos especiais na atividade.

Tópicos

Projetos