17/02/2014

Professores iniciam as atividades

Dando início às atividades letivas do ano de 2014, os professores do Colégio Agrícola La Salle participaram de dois dias de preparação e planejamento das atividades, que serão desenvolvidas com aqueles que são o alvo e a razão da escola: os alunos.

Segundo o diretor, Ir. Aníbal Thiele, a integração é sempre necessária. “É preciso tocar mais do que a ‘cabeça’(mente) do aluno, há que se tocar o coração. (...) Professor e aluno, devem estar verdadeiramente ‘conectados’ como os músicos em uma orquestra. A menor falta de sintonia faz com que o processo ensino/aprendizado fique comprometido. Essa educação deve levar a uma melhoria na vivência dos nossos alunos.”

Como objetivos, destacou-se a constante busca da melhoria na qualidade do processo ensino/aprendizagem e o fortalecimento das virtudes chamadas de valores, como, por exemplo, a família, a saúde e a vida.

Outro momento significativo foi a palestra do Professor Pós-Dr. Valther Maestro, com o tema “Como Educar no Século XXI: Desafios e Perspectivas”. Seu principal questionamento discorreu em torno da provocação: “Quais os desafios para o século XXI, para trabalhar com nossos alunos?”. O questionamento trouxe várias inquietações e dificuldades, porém o desafio de levantá-las transformou-se logo em desafios de buscar novas linhas de ações e formas de trabalhar o “novo” em sala de aula.

O legado da palestra de Valter Maestro foi, sem dúvida, o desafio de trabalhar com sabedoria de Professor/educador, nos novos tempos e novos paradigmas da educação em nossa escola.

O Colégio Agrícola La Salle deseja aos professores um ótimo retorno e um trabalho realizador e frutuoso no ano de 2014.