10/12/2013

Eventos

VII Fórum de Aperfeiçoamento Agropecuário

VII Fórum de Aperfeiçoamento Agropecuário


O Colégio Agrícola La Salle, com o apoio da Associação de Amigos e Estudantes das Técnicas Agrícolas – AAETA, promoveu a VII edição do Fórum de Aperfeiçoamento Agropecuário e Dia de Campo, no transcorrer do mês de novembro.

A primeira etapa teve início no dia 13/11/2013, quando aconteceu a abertura e apresentação de dois projetos de pesquisa. “Feira Livre – CAF – Cooperativa da Agricultura Familiar’’ foi seguido por uma palestra com o tema ‘‘Sustentabilidade na Agricultura Familiar’’, ministrada pelo pesquisador da Epagri – CEPAF de Chapecó, Luiz Augusto Verona. O segundo projeto apresentado foi sobre a avaliação de cultivo de morangueiro de dias curtos submetidos a diferentes espaçamentos. Este foi sucedido pela apresentação de uma palestra com o tema ‘‘Adubação Verde e Plantas de Cobertura’’, ministrada pelo pesquisador da Epagri – CEPAF de Chapecó, Eng. Agrônomo Leandro do Prado Wildner.

No segundo dia de Fórum da primeira etapa, foram apresentados projetos sobre irrigação de pastagens e sobre a adição de probiótico em bezerra leiteira. Estes foram seguidos por palestras com o tema Meio Ambiente - ministrada pelo Soldado Luciano Bergonzi, Biólogo, Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, Coordenador do Grupo de Educação Ambiental da 5a Cia / BPMA - e palestra com o tema Bem Estar Animal, ministrada pelo diretor técnico da Mig Plus Agroindustrial LTDA, Flauri Ademir Magliavaca.      
    
A segunda etapa teve início no dia 21/11/2013, quando foram apresentados o projeto de adição de probióticos em dietas de frango e os projetos assistenciais que estão sendo desenvolvidos pela AAETA, que são: ‘‘Projeto Educar’’ na APAE de Xanxerê e ‘‘Projeto de Interação Social na Terceira Idade’’ na Associação Sagrado Coração de Jesus - Lar do Idoso de Xanxerê. Como sequencia da programação, realizou-se a apresentação de palestra sobre ambiência e bem estar em suinocultura, ministrada pela Dra. Maria Luisa Appendino Nunes, e apresentação de outra palestra com o tema Alimentação Saudável na Adolescência, conduzida por Aline Vargas, nutricionista pós-graduada em Saúde Pública. 

No dia 22/11/2013 houve continuidade do Fórum com a apresentação de um projeto sobre a Cultura do Milho. Este foi sucedido pela apresentação de uma palestra sobre semeadura, ministrada pelo responsável pelo departamento técnico de agricultura de precisão da empresa Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo, Eng. Agrônomo Aramis Picinin Machado.  

Após o termino da palestra houve o início do Dia de Campo com a apresentação de seis minicursos nas seguintes áreas: 
- Irrigação em Pastagem e Piquetiamento;
- Manejo de Ordenha;
- Agricultura de Precisão;
- Cultura do Morango;
- Silagem Pré-Secada;
- Programa de Conservação do Material Genético e Pureza Racial Avícola.

Com término da VII Edição do Fórum de Aperfeiçoamento Agropecuário e também do Dia de Campo do Colégio Agrícola La Salle, os organizadores do evento afirmam que esta edição foi um sucesso pelos 320 agricultores da região presentes no evento e pela organização e participação dos associados da AAETA.       

< voltar