29/10/2019

Ensino Fundamental II

Mostra de conhecimento

Os alunos do 6º ano do fundamental à 3ª série do Ensino Médio realizaram a mostra de conhecimentos nas disciplinas de Biologia, Ciências, Física, Matemática, Química e Robótica. Com o objetivo de reconhecer a interdisciplinaridade entre áreas de conhecimentos consideradas distintas: Matemática e Ciências da Natureza. Identificaram as relações entre as figuras geométricas planas e seus elementos e a classificação de diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizadas em residências.

Os alunos estudaram as causas e consequências da ocorrência de desastres ambientais, e como os fenômenos físicos e biológicos (clima, luminosidade, temperatura, estações do ano, etc.) contribuem para a ocorrência de eventos ambientais.

A importância de compreender os processos de produção e uso de energia no cotidiano e no sistema produtivo, bem como, exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Após reconhecer o processo da extração de minério, a conscientização a respeito da preservação da biodiversidade, compreender como ocorre o armazenamento e os cuidados com os rejeitos de atividades mineradoras e analisar a importância de políticas de prevenção aos desastres ecológicos, os alunos criaram diferentes formas de apresentações.