30/05/2023

Uma semana dedicada à matemática

Em comemoração ao Dia da Matemática, o La Salle Santo Antônio está realizando uma semana de exposição interativa para estudantes, famílias e educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Idealizada e organizada pelos educadores Alexandre Jacques, Gabriel Quevedo, Marcelo Vettori, Natali Brandt, Paulo Fernando, Polyana Perosa, Suzana Feijó, Tatiane Aparecida e Vagner Jorge, a feira está sendo realizada na sala multiuso, do 2º andar do prédio K, entre os dias 30/5 e 2/6.

Os estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio estão visitando e interagindo com a exposição, por meio de desafios, jogos, demonstrações e materiais práticos relacionados com os conteúdos de matemática presentes em sua formação na educação básica.

As atrações presentes são:
1) Torre de Hanói, um jogo de lógica matemática, no qual os alunos precisam construir uma torre com discos, com o menor número de movimentos possível O jogo trabalha a criatividade, visualização e noção espacial

2) Teorema de Pitágoras, um dos mais importantes teoremas da história da matemática. A atração conta com duas demonstrações visuais, uma em madeira, para que os alunos entendam a relação entre as medidas do triângulo retângulo, e uma com areia, feita por estudantes antonianas do 9° ano EF, com o auxílio de educadores.

3) Sólidos Geométricos, objetos que encontramos no nosso dia a dia, como cubos, prismas, pirâmides e cilindros. Nessa apresentação, os participantes interagem com as planificações dos sólidos, podendo montá-los ou desmontá-los. Além disso, podem relacionar os volumes dos sólidos utilizando água.

4) Jogos Matemáticos, uma exposição que foi criada por estudantes do 7° e 8° ano EF. Os antonianos fizeram um projeto com, no qual criaram jogos sobre os conteúdos que estavam sendo estudados em sala de aula. Alguns jogos foram escolhidos pelas turmas para representarem essa atividade na Semana da Matemática.

5) Metro Quadrado, um conceito presente na vida de todos nós. Nessa exposição, os visitantes podem interagir com um quadrado que possui 1 m² de área, subindo nele para aprender sobre densidade populacional, cálculos de área e relação de pessoas por metro quadrado.

6) Tangram, um jogo lógico milenar que ensina a conservação de área e variação de perímetro. Além de trabalhar a criatividade dos participantes, os desafiando a criar novas estruturas com as peças do jogo.

7) Desafios da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que foram separados por alunos da 1ª e 2ª série EM, sob supervisão docente. Nessa exposição, os estudantes devem colocar a mente para trabalhar, resolvendo questões de edições anteriores da Olimpíada, juntamente com os colegas.

8) Círculo Trigonométrico, um objeto matemático abstrato, que demonstra relações entre ângulos e medidas. Para deixar esse conteúdo mais acessível, alunas da 2ª série EM do colégio, junto com os educadores, construíram uma versão prática do Círculo, possibilitando a interação.

9) Desenhos com GraphEq, um software que utiliza conceitos da Geometria Analítica para fazer desenhos. Os estudantes da do 3ª série EM fizeram um trabalho em aula, com auxílio do professor, no qual cada grupo fez uma obra de arte com o software.