28/03/2023

Pastoral

Formação integral de jovens

Nos dias 22 e 23 de março, o setor de Pastoral do Colégio La Salle Santo Antônio retomou duas atividades importantes na formação do protagonismo dos nossos estudantes antonianos: Voluntariado e SOMOS.

O Voluntariado tem por objetivo fomentar uma cultura de solidariedade, fazendo com o jovem lassalista doe seu tempo de forma gratuita na transformação social; já o SOMOS - Pastoral Juvenil Lassalista - tem o foco em potencializar o protagonismo estudantil e a descoberta de vocação enquanto jovem que busque a sua integralidade. Os reencontros foram regados de dinâmica, reflexões e planejamento de ações para 2023.

O Voluntariado é destinado a estudantes do 8º ano EF e os encontros acontecem semanalmente, às quartas-feiras. O SOMOS destina-se a estudantes do 9º ano EF e Ensino Médio, também com encontros semanais, às quintas-feiras.

Interessados deverão contatar o setor de Pastoral.

A PASTORAL ANTONIANA

A Pastoral do Colégio La Salle Santo Antônio procura assegurar a vivência da Confessionalidade e do Carisma Lassalista e fortalecer a fé em Jesus Cristo e o diálogo com a diversidade religiosa, cultural e social, que se apresenta no contexto global e local, e das transformações sociais responsáveis por novos valores e também contra valores.

Ao Serviço de Pastoral compete tornar vivo o conceito de Comunidade Educativa em Pastoral que pressupõe o modo da Comunidade Educativa “ser”, no que diz respeito à sua identidade e sua Espiritualidade; onde todos os educadores, cada Serviço e o ambiente físico e humano são “agentes evangelizadores” por excelência e corresponsáveis pela vivência dos princípios e ideais cristãos e lassalistas.

A prática do Serviço de Pastoral de nossa Comunidade Educativa se desenvolve a partir dos seguintes eixos de ação:

- Identidade, Carisma e Espiritualidade Lassalista

- Infâncias e Juventudes

- Formação

- Solidariedade e Missionariedade

- Bíblico Catequético e Litúrgico

- Cultura Vocacional

- Animação, Acompanhamento e Sistematização

- Comunicação Evangelizadora

- Sustentabilidade Pastoral

- Produção Científica - Pastoral

O que é especificamente lassalista possui um estilo, uma metodologia e uma tradição que se explicitam numa relação educativa rica, construtiva e personalizada. Esta relação educativa inspira-se numa espiritualidade que se sustenta na fé, na fraternidade e no serviço. Estes três valores são significativos e relevantes para o mundo de hoje.