02/12/2021

III Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio do La Salle Santo Antônio participam da III Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. A iniciativa, organizada pelo projeto de extensão Educação Financeira para Toda a Vida, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com diversas universidades e institutos federais de todo o país, tem como objetivo desenvolver a educação financeira desde cedo.

A prova ocorreu em etapa única, composta por 15 questões objetivas, e foi aplicada no formato online.

Os conteúdos abordados foram:

• Produção e consumo
  • Orçamento pessoal e familiar
  • Planejamento financeiro
  • Custos, despesas, receitas, preço e lucro
  • Conceitos de educação financeira
  • Investimento
  • Gastos domésticos e pessoais
  • Cartão de crédito, uso do crédito
  • Fluxo de caixa, valor do dinheiro no tempo
  • Moedas
  • Juros, capital, montante, desconto e amortização
  • Cooperativismo de crédito e educação fiscal

Informações individualizadas sobre pontuação obtida por cada aluno serão enviadas às escolas, e, a partir de 21/12, poderá ser emitido o certificado de participação no evento. Os primeiros colocados receberão em seu e-mail uma "Medalha Digital", como premiação simbólica.