23/08/2019

Elefante Letrado visita a escola

No dia 21/08, as turmas de 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental iniciaram o projeto de uso da plataforma Elefante Letrado. Com a visita do mascote Sr. Elefante as crianças conheceram e foram motivadas a participar das ações que acontecerão em sala de aula, com o auxílio do Núcleo de Informática Educacional (NIE).

A plataforma, que possui mais de 500 títulos de autores renomados de literatura infantil, vem para consolidar a leitura enquanto um valor muito importante para o La Salle Santo Antônio, já que as crianças terão acesso a livros digitais pelo celular, tablet ou computador, na escola e em casa, além da retirada semanal de livros que já acontece na Lassalleoteca.

O Elefante Letrado foi desenvolvido por uma equipe de pedagogos e profissionais do Instituto do Cérebro da PUCRS. A plataforma é interativa e, ao fim de cada livro, os estudantes respondem perguntas e acumulam pontos tornando a leitura uma deliciosa competição, desafiando suas próprias habilidades de leitura e percebendo que o encanto da literatura está em qualquer suporte. O acompanhamento é feito pelas professoras de sala que conseguem gerar relatórios, produzir áudios dos estudantes lendo os livros, verificando, assim, o avanço da fluência leitora das crianças.

O treinamento das professoras para a o uso da plataforma ocorreu durante a Jornada  Pedagógica de julho, possibilitando  que as educadoras pudessem otimizar o uso deste recurso e  assim criar  projetos literários envolvendo o acervo disponível. Além disso, na próxima semana, as famílias receberão o bilhete com informações e o login de acesso à Plataforma Elefante Letrado.