24/04/2023

Analisando o mundo através da ciência

O uso intenso de combustíveis fosseis é um tema bastante discutido, uma vez que seu emprego indiscriminado traz sérias consequências para a humanidade, além de ser considerado um recurso finito.

O objetivo desta aula, foi introduzir o conceito sobre estudos dos Gases e das temáticas fontes de energia alternativa, para que os estudantes possam relacionar questões de suas vidas com conceitos químicos, a fim de entender a complexidade do mundo moderno pelo viés da ciência.

Na atividade, os estudantes puderam usar a reação entre o alumínio metálico Al(s) e uma solução de hidróxido de sódio NaOH(aq) para produzir o gás hidrogênio H2(g).

O volume do hidrogênio produzido foi coletado em um balão. Para comprovar a liberação do gás hidrogênio, foi simulado uma combustão deste gás, contido na bexiga, sinal que o gás contido na bexiga é inflamável e como foi recolhido da reação, trata-se do gás hidrogênio H2.