03/06/2013

"Sou La Salle, reciclo atitudes."

Teve início em 3 de junho a Semana do Meio Ambiente do Colégio La Salle Canoas, com o tema “Sou La Salle, reciclo atitudes.”  A abertura, no Salão de Atos, contou com palestra sobre Consumo Sustentável, com a professora e bióloga Tatiana Parenti. A convidada falou a estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental questionando a relação do consumismo com a produção de lixo.

Tatiana, que é mestra em Ensino de Ciências, explicou que as indústrias têm agentes mais ou menos poluentes na fabricação de seus produtos e que o transporte e distribuição nos pontos de venda também gera poluição do ar.

A palestrante comentou alguns dados interessantes. mencionou, por exemplo, que pesquisas apontam que seis meses é o tempo médio de uso de equipamentos eletrônicos como telefones celulares, note books, TVs, que são constantemente substituídos por aparelhos mais modernos. Destacou ainda que 83% das crianças que assistem TV são influenciadas a consumir o que os anúncios publicitários mostram entre um programa e outro.

Tatiana convidou os estudantes a questionar onde tudo o que compramos e descartamos vai parar e se realmente precisamos consumir tanto. Ao chamar  a atenção para o consumo consciente falou sobre o conceito dos cinco Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

A Semana do Meio Ambiente conta com diversas atividades. Amanhã a programação inclui oficinas de sacolas ecológicas, sabão de óleo usado e customização de roupas.