20/04/2023

Biblio em festa!

Neste mês celebra-se no dia 2, Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 9, Dia Nacional da Biblioteca, no dia 18, Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 23, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e por fim, o dia 26, Dia da Propriedade Intelectual. Motivos para comemorar não faltam!

A Biblioteca Ir. Ângelo Dalmás promoveu uma série de ações que visam valorizar (cada vez mais) o livro e a leitura por meio de práticas leitoras ativas.

Apresentamos a animação do livro "A menina que odiava livros", de Manjusha Pawagi, para a Educação Infantil que conta a história de uma menina indiana que não gostava da leitura até que algo surpreendentemente incrível acontece; A intenção dessa proposta foi de estimular as interpretações sobre o vídeo apresentado e conversar sobre o poder do hábito da leitura e seus benefícios.

Para os 1º e 2º Anos do E.F. desenvolvemos um painel literário com escritores consagrados da Literatura Infantil Mundial e Brasileira. Apresentamos uma breve biografia de autores como Charles Perrault, Hans Christian Andersen, Ruth Rocha, Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ziraldo e Eva Furnari e relacionar os seus rostos às obras expostas para que nossos estudantes consigam reconhecê-los fisicamente e que entendam sobre a sua importância.

Para os 3º e 4º Anos do E.F. exploramos o livro "As histórias de Willy" que faz referência a diversos clássicos da Literatura Infantil Mundial ao longo de suas páginas. Fizemos uma brincadeira em equipes: cada equipe deveria identificar a quais histórias clássicas o livro fazia referência.

Para o 5º Ano trouxemos curiosidades sobre a vinda da literatura infantil (infanto-juvenil) para o Brasil, abordando o panorama histórico e social desse tipo de literatura no nosso país. Também fizemos bingo literário na seção infantil: uma grande brincadeira envolvendo autores renomados e títulos muito conhecidos e a atividade para o 1º ano, no dia Nacional do Livro Infantil, para iniciar o projeto de leitura do nível de ensino!

6º ano em diante, foram realizadas curadorias literárias para os estudantes que demonstraram interesse.

Confira os regtistros completos!