02/10/2019

Empreendedorismo, pesquisa e arte na Expocol 2019

A criação de uma caneleira com material de robótica para auxiliar pessoas com deficiência visual. A construção de um cyclekart, que mostra que é possível criar, de forma simples, um veículo para divertimento e lazer. Uma pesquisa sobre o acidente em Chernobyl apresentada com notícias originais pulicadas jornais da época. A construção de um carrinho de controle remoto que funciona com energia solar. Criação e produção de letra e música resumindo a história do hip hop. Poemas sobre a busca profissional. Este são alguns exemplos dos projetos apresentados na Exposição do Colégio La Salle Canoas - Expocol 2019.

A mostra de trabalhos, este ano, teve como novidade a incorporação de projetos voltados ao empreendedorismo social e às expressões artístico-culturais. Os trabalhos surpreenderam positivamente os avaliadores convidados. Um deles foi o campeão olímpico Gustavo Endres. “Fiquei impressionado. Avaliei dez trabalhos e pude perceber o quanto esses jovens estão preocupados com temas relevantes para a sociedade, entre eles depressão, distúrbios alimentares, padrões de beleza”, elogiou o atual gestor do Apav Vôlei Canoas.

A Expocol 2019 aconteceu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, envolvendo estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Na exposição, os alunos têm a oportunidade de mostrar o que de mais interessante descobriram nas pesquisas iniciadas no primeiro trimestre do ano. Foram 156 trabalhos dos estudantes do Ensino Fundamental e 90 do Ensino Médio.