27/06/2019

Ambiente Educativo Inovador: primeiros resultados

O projeto piloto Ambiente Educativo Inovador, que vem sendo desenvolvido no Colégio La Salle Canoas desde o início do ano, com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, teve sua primeira fase analisada.  Os resultados preliminares, divulgados esta semana, foram apresentados pelo professor João Piedade, da Universidade de Lisboa (Portugal), que coordena este projeto desenvolvido em parceria com a Editora Positivo.

No comparativo do desenvolvimento de atividades propostas no início do ano, na sala de aula tradicional, com as realizadas nesta proposta inovadora do Ambiente Educativo Inovador, os alunos apresentam-se mais autônomos, mais motivados e mais envolvidos nas tarefas propostas. “Eles estão diferentes na forma como se posicionam como estudantes e que o professor atua muito mais como um facilitador do que uma pessoa que apenas transmite conhecimento”, afirmou o professor.

O diretor Áureo Kerbes destaca que o projeto é um estudo voltado à qualificação do processo ensino-aprendizagem. “O La Salle Canoas busca alternativas para modernizar metodologias pedagógicas e esta experiência nos traz boas perspectivas. Avaliamos as possibilidades de multiplicação, gradativa, do Ambiente Educativo Inovador na escola.

O Colégio La Salle Canoas é a primeira instituição de ensino no Brasil a desenvolver este projeto lusitano, que propõem uma aprendizagem mais significativa.  A sala piloto conta com um ambiente dinâmico, com espaços que privilegiam a criatividade, a interação e o uso de tecnologias, além de móveis ergonômicos e de fácil locomoção.

A apresentação do professor João Piedade aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, para a equipe diretiva do Colégio, contando com as presenças de representantes da Editora Positivo: a coordenadora pedagógica das Escolas Confessionais no Brasil, Raphaela Ribas Lupion Gubert; o coordenador da Área de Ciências da Natureza, Arilson Sartorelli Ribas, e o coordenador da Área de Educação Física, Arte e Área Pedagógica, Davi Marangon.