08/04/2021

Ruas Lassalistas em Caxias do Sul

Homenagens históricas a um legado de educação.

Nomes e memórias são eternizados nas ruas da cidade.

Por Alexandro de Barros Lima

As ruas de uma cidade precisam de uma identificação e, para isso, os poderes públicos dão a elas nomes de pessoas, datas ou termos importantes. E, muitas vezes, caminhando pelas vias nem percebemos que essas denominações são homenagens a pessoas que marcaram a história ou tiveram destaque por suas ações. E os educadores Lassalistas são um grande exemplo no mapa de Caxias do Sul.

Vamos começar com a Rua La Salle, que leva o sobrenome do fundador da Congregação das Escolas Cristãs, localizada no coração do Bairro São Pelegrino, onde temos o Colégio La Salle Caxias, que foi fundado em 14 de fevereiro de 1936. A rua só foi nomeada como La Salle em 28 de dezembro de 1959, na administração de Bernardino Conte como prefeito. A mesma lei sancionada estendeu sua homenagem a outros quatro Irmãos Lassalistas:

• Rua Irmão Anastácio, no Bairro Sagrada Família, em honra a um dos Irmãos pioneiros e fundadores da escola lá em 1908, o francês Félix Barthélemy Pascal que foi o primeiro diretor da Escola;

• Rua Irmão José, também no Bairro Sagrada Família, homenagem ao Irmão francês Joseph Richer-Brétoin Joseph, segundo diretor do Colégio La Salle Carmo, responsável por assumir a instituição em 1911 e gerenciá-la por dois anos, implementando grandes melhorias e considerado um grande alfabetizador nas décadas de 20 e 30;

• Rua Irmão Maurício, localizada no Bairro Sagrada Família, uma grande homenagem ao Irmão Léon Hypplyte Benoît Isaac-Maurice, diretor de 1924 a 1931 e entre 1948 a 1951;

• Rua Irmão Martinho, no Bairro Sagrada Família, o holandês Martin Plasmans, que exerceu sua atividade de professor e tesoureiro no Colégio La Salle Carmo durante trinta anos, o que lhe rendeu o apelido carinhoso pelos seus ex-alunos de “Irmão Pila”;

• Já a Rua Irmão Bonifácio, no mesmo Bairro Sagrada Família homenageia outro ilustre Lassalista, o Irmão Boni, ou Olindo Müller, atuante na comunidade do Carmo por mais de 40 anos, falecido em 2015, foi professor de língua portuguesa, escritor de grande parte da história do Colégio La Salle Carmo e fundador do núcleo Bandeirante em Caxias do Sul. Uma curiosidade é que ele recebeu a nomeação de seu nome de rua, em vida, em 1974, na administração do prefeito Mário Bernardino Ramos. Conforme pesquisado nos arquivos municipais, após contato com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, ocorreu um “erro” burocrático, pois o costume é após o falecimento. Mas, mesmo assim, é mais que justa essa homenagem.

Nomes das ruas contam histórias, as paredes de uma escola abrigam várias lembranças e nessa missão centenária de educar vidas mais que justa a homenagem a esses grandes Lassalistas que deixaram sua marca nos ladrilhos da história de Caxias do Sul.