14/03/2024

Campanha - Todos Contra a Dengue 2024

A situação dos casos de dengue no Distrito Federal e no Brasil é alarmante e a prevenção envolve esforços individuais e comunitários. Todo e qualquer cidadão desempenha um papel crucial na prevenção da propagação do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor responsável pela transmissão do vírus. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as famílias podem contribuir para evitar a dengue:

- Elimine criadouros de mosquitos. Verifique regularmente sua casa e quintal para descartar água parada, onde os mosquitos depositam seus ovos. Isso inclui vasos de plantas, pneus velhos, recipientes de água, calhas entupidas e outros locais propícios para a reprodução do mosquito.
- Mantenha recipientes de água fechados: Certifique-se de que os recipientes que armazenam água estejam bem fechados. Isso inclui caixas d'água, tambores, baldes e demais recipientes de uso cotidiano.
- Aplique repelente de mosquito, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando os mosquitos estão mais ativos.
- Vista roupas adequadas, de preferência de manga comprida e calças compridas para reduzir a exposição à picada de mosquito.
- Converse com a sua família, amigos e vizinhos sobre as medidas de prevenção contra a dengue. Quanto mais pessoas estiverem cientes e adotarem práticas preventivas, menor será a chance de propagação.
- Participe de iniciativas comunitárias para o controle do mosquito Aedes aegypti. Isso pode incluir mutirões de limpeza, campanhas de conscientização e atividades para eliminar criadouros.
- Esteja atento aos sintomas e busque atendimento médico se alguém na família apresentar sinais da doença. O diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento eficaz.

O colégio também está atento à prevenção à dengue:

- Os professores de ciências e/ou biologia trabalharão o tema prevenção à dengue e combate ao mosquito transmissor com os estudantes nas aulas durante as próximas semanas.
- Diálogo com a Associação dos Biólogos do Distrito Federal (ASSBIO-DF) com o objetivo da ação voluntária de medidas educativas e de harmonização ambiental com a comunidade escolar. O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito com o monitoramento e instalação de armadilhas ovitrampas.
- Pretende-se abordar a temática em sala de aula de forma lúdica, com exposição de encartes: Cuidados e Prevenção, além de folhas para  ilustrações, palavras cruzadas e caça-palavras a fim de conscientizar os estudantes sobre a importância de combater o mosquito da dengue.
- Serão fixados nos murais internos e externos do colégio, lonas e cartazes sobre a campanha de prevenção contra à dengue.
- Informativos digitais, via ClassApp, sobre os cuidados e a prevenção para a comunidade escolar.

O colégio está empenhado na educação sanitária com nossos estudantes e colaboradores, realizando campanhas educativas para conscientizar sobre a importância de manter o ambiente livre de criadouros do mosquito, e incentiva a comunidade escolar a tomar ações de prevenção e combate.

Unindo práticas corretas e atentos às ações de cuidados, toda a comunidade escolar e as famílias podem desempenhar um papel fundamental na prevenção da dengue e na promoção de ambientes mais saudáveis para todos.

Atenciosamente,

Equipe Pedagógica