02/12/2022

Vida Religiosa

Falece o Irmão Lassalista Henrique Justo

Falece o Irmão Lassalista Henrique Justo

É com pesar que a Rede La Salle comunica o falecimento do Irmão Henrique Justo, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 02/12, em Porto Alegre/RS.

 

Nascido no dia 25 de julho de 1922, em Montenegro/RS, Irmão Justo é filho de Manoel Antônio Flach e Elvira Flach. Iniciou seu Postulantado em 02 de março de 1938, e o Noviciado em 01 de julho de 1938. Celebrou seus Primeiros Votos em 03 de julho de 1939 e sua Profissão Perpétua no dia 26 de janeiro de 1947.

 

Irmão Henrique Justo foi pesquisador, professor, psicólogo e gestor de unidades educacionais. Ao longo de sua trajetória acadêmica, tornou-se especialista em Psicologia pelo Instituto Psicotécnico de Madrid, especialista em Psicologia Humanista pela Universidade da Califórnia, em San Diego e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Atuou como professor na Escola Normal, em Canoas, como vice-diretor do Juvenato e como professor e diretor no Curso de Formação Continuada. Além disso, foi professor da Pontifícia Universidade Católica - PUCRS   durante 40 anos, coordenador de departamento, vice-diretor da Faculdade de Educação e diretor do Instituto de Psicologia. Participou  de dezenas de bancas de mestrado e doutorado em diversas universidades. No Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, hoje Universidade La Salle, foi professor até os anos 2000. 

 

Em 2018, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade La Salle. Doutor Honoris Causa, do latim "por causa de honra", é o título mais importante concedido por uma instituição de ensino. Durante a Jornada de Psicologia Humanista, os palestrantes, vindos de várias cidades do Rio Grande do Sul e de fora do estado, como o Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e de forma online do México, compartilharam seus estudos a partir das pesquisas do Irmão Justo.

 

Além de uma centena de artigos, publicou mais de vinte livros, entre eles: “La Salle, Patrono do Magistério”, “Você Também é Diferente”, Teste de  Caráter ao Alcance de Todos”, “Identidade do Psicólogo”, “Cresça e Faça Crescer: Lições de Carl Rogers, “ACP: Consensos e Dissensos”, entre outras publicações. As três últimas obras foram publicadas durante as comemorações do centenário do Irmão: uma inédita, “Professor: não ensine, encaminhe o estudo”, e a reedição de outras duas, “Identidade do psicólogo” e “Cresça e faça crescer”.

 

Atuou na Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul como tesoureiro, diretor de publicações e vice-presidente (por duas gestões), colaborando para a formação do Sindicato e do Conselho Regional de Psicologia. Fundou, em 1970, o Centro de Estudos da Pessoa em Porto Alegre, colaborando para que mais de uma centena de psicólogos entrassem em contato com a Abordagem Centrada na Pessoa.

 

Coordenou o curso de especialização na ACP, no então Centro Universitário La Salle de Canoas/RS, atual Universidade La Salle, e continuou escrevendo por muitos anos, engrandecendo a todos que o conheceram ao compartilhar  de seu saber e vasta experiência.

 

 

CENTENÁRIO

Em julho de 2022, diversas atividades e celebrações marcaram as comemorações e homenagens ao centenário do Irmão Justo. Durante três dias de programação, o Irmão foi reconhecido pela sua vida dedicada à religião, à educação e à psicologia.



VELÓRIO

O velório será neste sábado, 03/12, a partir das 8h, no Cemitério São Vicente, em Canoas. A missa de corpo presente será realizada às 14h, na Capela Ecumênica, seguida de seu sepultamento no mesmo local.

 

A Comunidade Lassalista une-se em preces pelo descanso eterno do querido Irmão Justo e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.

 

< voltar