25/07/2022

Eventos

Celebrações marcam centenário do Ir. Henrique Justo

Celebrações marcam centenário do Ir. Henrique Justo

Atividades e celebrações realizadas nos últimos dias marcaram as comemorações e homenagens ao centenário do Irmão Lassalista, Henrique Justo. O início das festividades aconteceu no sábado, 23, quando o religioso participou da Jornada de Psicologia Humanista, realizada na Universidade La Salle. Na ocasião, o Irmão Justo foi homenageado pelo seu destaque como psicólogo, professor e pesquisador de relevante importância para a área da Psicologia no país.

Já no domingo, 24, deram sequência às festividades uma Missa Eucarística, um almoço festivo e uma tarde de bingo. O aniversariante acompanhou e participou atento das homenagens e manifestações de carinho, e aproveitou seus momentos de fala para compartilhar lembranças, fazendo questão de agradecer a todos os presentes.

Na segunda-feira, 25, foi a vez dos colaboradores da Sede Provincial e da Casa de Saúde Nossa Senhora da Estrela, onde o Irmão reside atualmente, prestarem homenagens ao centenário do religioso. Reunidos em frente à Casa de Saúde, os lassalistas receberam o Irmão Justo com muitos aplausos cantando um forte “Parabéns a você”. Entre os participantes das celebrações estavam Irmãos Lassalistas, amigos e familiares.

Ainda em comemoração aos 100 anos do Irmão, três obras literárias escritas por ele foram publicadas, a obra inédita, “Professor: não ensine, encaminhe o estudo”, e a reedição das publicações “Identidade do psicólogo” e “Cresça e faça crescer”. 

 

Uma referência ao conhecimento

Nascido no dia 25 de julho, em Poço das Antas, interior do Rio Grande do Sul, Henrique Justo é pesquisador, professor, psicólogo e gestor de unidades educacionais. É especialista em Psicologia pelo Instituto Psicotécnico de Madrid, especialista em Psicologia Humanista pela Universidade da Califórnia, em San Diego. É, ainda, Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Atuou como professor na Escola Normal, em Canoas, vice-diretor do Juvenato, professor e diretor no Curso de Formação Continuada, Vice-diretor da Faculdade de Educação, professor do Mestrado e Doutorado em Educação e Psicologia. No Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, hoje Unilasalle, foi professor até os anos 2000. Possui dezenas de livros publicados, mais de 35 artigos em revistas e periódicos, além de capítulos em livros.

Recebeu, em 2018, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade La Salle. Doutor Honoris Causa, do latim "por causa de honra", é o título mais importante concedido por uma instituição de ensino. Durante a Jornada de Psicologia Humanista, os palestrantes, vindos de várias cidades do Rio Grande do Sul e de fora do estado, como o Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e de forma online do México, compartilharam seus estudos a partir das pesquisas do Irmão. 


CLIQUE AQUI e confira a versão digital das obras publicadas pelo Ir. Justo.

< voltar