10/03/2017

Eventos

94 Anos de existência do Colégio Diocesano

94 Anos de existência do Colégio Diocesano

O Colégio Diocesano começou em uma majestosa mansão que era propriedade do Major José Inácio de Camargo Penteado.  

O Major José Inácio de C. Penteado morreu em 31 de dezembro de 1915, sem herdeiros e nem testamento.  A chácara e o palacete foram adquiridos pela mitra diocesana (Igreja Católica em São Carlos), e o Arcebispo da época era D. Marcondes Homem de Mello.

Em 07 de março de 1923, o casarão passou a ter, nas suas dependências, uma escola primária. O primeiro diretor foi o Pe. José Antonio de Castro. No ano de 1925, essa escola primária transformou-se em ginásio e em 1953, o colégio passou a ter o Curso Colegial. Com poucos alunos, o bispo D. Ruy Serra buscou uma congregação religiosa com o carisma voltado à educação.  Os Irmãos das Escolas Cristãs, que dirigiam o Ginásio Paraisense, em São Sebastião do Paraíso-MG, aceitaram o pedido e transferiram a Comunidade Religiosa Lassalista para a cidade de São Carlos-SP, fundando no ano 1956 a nova comunidade religiosa, que em 2016 completou 60 anos de existência na cidade.  

Em 11 de março de 1957, há exatamente 60 anos atrás, iniciou-se o 1º ano letivo deste Colégio sob a direção dos Irmãos Lassalistas, e o nome do Colégio passou de “Colégio Diocesano” para “Centro Educacional Diocesano La Salle”. A presença dos Irmãos Lassalistas representou uma revolução para esta escola. A partir de 1957, iniciaram-se várias obras de reforma e construção no Colégio, como o calçamento do pátio, a construção do campo de futebol, da piscina e de duas quadras. Além da reforma da parte física, na parte pedagógica os Irmãos Lassalistas praticavam o que havia de mais moderno e eficaz para a época, buscando sempre a excelência educativa. Diante desta realidade, cada vez aumentava mais a procura por vagas no Colégio. Sendo assim, os Irmãos decidiram construir um novo prédio, que hoje situa-se majestosamente sobre a Av. José Pereira Lopes.

No ano de 1964, foi criado o curso de Técnico em Contabilidade, o primeiro curso para moças e rapazes, pois até então, no Colégio, estudavam somente rapazes.

No decorrer dos anos, passaram pelo Colégio vários diretores, irmãos e leigos, que souberam dar continuidade à obra iniciada pelos primeiros irmãos, mantendo sempre a qualidade no atendimento aos alunos e às famílias e prezando pela formação dos colaboradores do Colégio.

Em 2011, em Assembléia, 40 Irmãos representantes da Província de São Paulo, de Porto Alegre e da Delegação do Chile, decidiram pela criação da nova Província La Salle Brasil-Chile, que passou a funcionar no dia 01 de janeiro de 2012, com a sua sede em São Paulo.  Então, o nome oficial do colégio teve nova mudança, passando para “COLÉGIO DIOCESANO LA SALLE SÃO CARLOS” e a escola passou a pertencer à Província La Salle Brasil-Chile.

Em 2015, o Ir. Moysés Romero Borges Oliveira assumiu a Direção do Colégio e o Prof. Clodoaldo Luís Octaviano assumiu a Vice-direção. Hoje temos, aproximadamente, 1.200 alunos. O Irmão Moysés e o Prof. Clodoaldo deram continuidade às reformas de manutenção e adequação do prédio, iniciadas na gestão anterior, bem como aos investimentos no setor pedagógico. O foco nos objetivos do Colégio vem sendo mantidos: a busca pela excelência acadêmica e a implantação de medidas administrativas que promovam a autosustentabilidade da escola.

Atualmente, a escola oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além das atividades curriculares prescritas, a escola promove atividades religiosas de catequese e Pastoral da Juventude Lassalista e também atividades artísticas, esportivas e culturais.

O Colégio La Salle São Carlos baseia-se na Pedagogia Lassalista, que valoriza o conhecimento, o desenvolvimento humano, social e cristão dos educandos. Encontra-se sustentada nos quatro pilares da educação propostos por Jacques Delors, relator da UNESCO para a Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, que são:

1. Aprender a conhecer  / 2. Aprender a fazer  /  3. Aprender a conviver  /  4. Aprender a ser.

Utilizamos o material didático do Sistema COC de Ensino. É um material apostilado e que atualiza constantemente suas práticas educacionais de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais propostas pelo MEC. Sua metodologia está centrada na concepção do desenvolvimento do pensamento sistêmico por meio dos Eixos Temáticos, de maneira interdisciplinar e gradativa, garantindo que a aprendizagem seja potencialmente significativa. 

O desenvolvimento integral do educando condiciona toda a vida da Escola Lassalista: as relações humanas, a escolha e o tratamento dos conteúdos das disciplinas escolares, a metodologia a ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem, as atividades esportivas, artísticas, sociais, religiosas e todo o ambiente educativo. A Escola Lassalista visa, sobretudo, a formar cidadãos participativos capazes de uma vivência ética e fraterna, numa sociedade plena de incertezas.

Em 2016 comemoramos 60 anos da chegada dos Irmãos Lassalistas em São Carlos.

Neste ano de 2017 comemoramos 60 anos dos Irmão Lassalistas na Direção do Colégio, o que é motivo de muito orgulho e alegria para todos nós.

 

Parabéns Irmãos Lassalistas!

Parabéns alunos, professores, colaboradores, pais e todos os que fazem parte desta comunidade!

Parabéns Colégio Diocesano La Salle São Carlos pelo seu aniversário!

< voltar