No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) a escola oferece uma formação completa, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, seguindo a BNCC (Base Nacional Comum curricular).
Nossa metodologia prioriza o domínio da leitura, escrita e cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, e o desenvolvimento de valores como solidariedade e tolerância.
Serviços oferecidos:
• Formação acadêmica estruturada com alfabetização
• Pensamento crítico, lógico e habilidades socioemocionais
• Artes, expressão e tecnologias educacionais
• Avaliação contínua e orientação educacional
O Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) tem como foco uma formação mais aprofundada para consolidar os conhecimentos dos alunos e prepará-los para o Ensino Médio. Os principais objetivos são desenvolver autonomia, pensamento crítico e responsabilidade social.
Isso é realizado por meio dos seguintes serviços:
• Um currículo amplo e aprofundado.
• Incentivo ao pensamento crítico-científico e à formação ética.
• Preparação acadêmica para a próxima etapa.
• Acompanhamento pedagógico individualizado.
• Uso de tecnologia, projetos interdisciplinares e avaliações diversificadas.
O Ensino Fundamental em nosso Colégio é dividido da seguinte maneira:
O Colégio propõe uma “Agenda Cultural” e a intenção é levar os estudantes para conhecerem, ao longo dos seus anos de estudo, instituições ou localidades culturalmente significativas, de São Carlos e região.
Uma das atividades mais esperadas do ano,
além das atividades esportivas e culturais,
a Olimpíada La Salle desenvolve o papel
social dos estudantes, por meio de ações
solidárias com arrecadação de alimentos
e higiene pessoal destinadas às entidades
filantrópicas da cidade de São Carlos.
Visa o autoconhecimento (conhecer, entender, lidar e controlar suas emoções; conhecer seus gostos; estabelecer objetivos e metas para a sua vida pessoal, acadêmica, profissional e cidadã); desenvolver o protagonismo e promover o empreendedorismo social, de diversas formas.
A “contação” de história é um projeto que acontece de forma lúdica (com bonecos, fantoches, figuras, etc.). Posteriormente, é feita uma reflexão e interpretação do tema trabalhado, buscando o melhor entendimento do mesmo, o encantamento pela literatura infantil e, consequentemente, o gosto pela leitura.
O projeto dará prioridade para o entendimento sobre a importância da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. São destaques, o consumo consciente dos recursos do planeta e a reciclagem do lixo. Com as atividades propostas, o objetivo é que os alunos adquiram diversidade de experiências e possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente, assumindo, de forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Este projeto visa a percepção do movimento e do ritmo como mais do que um simples deslocamento do corpo no espaço: por meio das danças que envolvem o carnaval, a festa de encerramento do ano letivo e as brincadeiras diárias, constitui-se uma linguagem que permite à criança agir, atuar e se expressar sobre o meio físico e o ambiente humano.
Desenvolvida na disciplina de Redação, com o objetivo de que o aluno pratique a escrita, em um trabalho contínuo, incorporando diversidade textual no seu processo de produção, sendo orientado a planejar, escrever, revisar e reescrever um texto. Essas etapas são fundamentais para aprimorar a produção escrita.
Com o intuito de valorizar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, apresentamos anualmente uma Mostra Cultural, oportunizando a socialização dos conhecimentos e produções construídas por nossos alunos, de forma coletiva e individual, aos familiares e comunidade escolar como um todo. Dessa forma, faz-se possível compartilhar as vivências, o crescimento, as superações e os talentos dos alunos.
O projeto tem como objetivo principal o relacionamento interpessoal, isto é, o relacionamento sem preconceitos, respeitando as diferenças e as semelhanças. Cuidar para que as crianças aprendam a lidar com a diversidade desde cedo é um constante trabalho na escola, desenvolvido de forma positiva e ressaltando a importância da amizade, convivência e relacionamento interpessoal com as pessoas independentemente de cor, raça, crenças e deficiências.