25/03/2014

Ciclo Literário

O CEPLAS acredita que o principal objetivo da educação é contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Desde a tenra infância, a criança aprende a relacionar-se com o mundo a sua volta através da linguagem, portanto, inscreve-se como linguagem escrita de fácil assimilação no universo infantil. Através das histórias, a didática de transmissão de valores é favorecida, enriquecendo o vocabulário infantil e despertando a criticidade da criança.

O “Ciclo Literário” ocorrere às sextas-feiras, em todas as turmas. Os alunos escolhem livros do acervo da escola para realização da leitura compartilhada com a família. No retorno do final de semana, recontam a história com suas palavras, e a partir daí, durante toda a semana, atividades acerca da literatura serão desenvolvidas.

O objetivo do “Ciclo Literário” visa promover a inserção da cultura da literária como um processo contínuo de aprendizado, do desenvolvimento da reflexão e fonte inesgotável de tema para melhor compreender a si e ao mundo.

Logo, por meio da literatura podemos conduzir as crianças pela estrada do imaginário onde é possível, ler imagens, desenhar letras, escutar histórias e sonhar...