09/10/2025

Bibliotecas

Mostra Literária de 2025 da Escola La Salle encanta

Mostra Literária de 2025 da Escola La Salle encanta

Mais uma edição do evento que é um dos mais aguardados do calendário da Escola La Salle reuniu pais, professores e colaboradores da escola no dia 3 de outubro. Desta vez, o tema escolhido para a Mostra Literária, que ocorreu no Centro de Convenções Irmão Amadeu do Unilasalle-RJ, foi “Contos”. Os alunos cantaram, dançaram, se fantasiaram e se divertiram ao darem vida ao universo lúdico dos livros. O objetivo vai além da arte, pois a Mostra incentiva o hábito da leitura, essencial para a construção do conhecimento, para o desenvolvimento do senso crítico e a consciência de aspectos sociais e culturais. Todos esses benefícios são capazes de diversificar a sua formação, como frisou a coordenadora pedagógica Maviane Lima em seu discurso de abertura: “A leitura constitui-se como um meio privilegiado para que a criança compreenda, de forma natural e significativa, aspectos da vida em sociedade, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo sua formação integral”

Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, Branca de Neve e os Sete Anões, João e Maria, Aladdin & Jasmine foram os personagens escolhidos para ganhar vida em apresentações musicais com muita dança e cantoria. A partir do contato com  os clássicos da literatura infantil,  as crianças ampliam o vocabulário, a compreensão textual e a fluência verbal. Já as apresentações fazem com que desenvolvam suas habilidades motoras e exercitam seu senso de ritmo, afinal a inclusão de música, canto e dança possibilita a exploração de formas de comunicação que vão além da fala. E quando o assunto é  exercício do reconhecimento através dos aplausos, que foram muitos, elevando a autoestima e a confiança dos pequenos.

As apresentações: os clássicos ganharam vida no palco

A Creche III A  contou no palco a história do Lobo Mau e da Chapeuzinho Vermelho, através de uma dança super animada, com direito ao RAP do Lobo, que arrancou sorrisos da plateia. Maviane explicou que a representação dos personagens retrata para as crianças aspectos como  a esperteza, a inocência e o cuidado necessário com os caminhos que resolvemos escolher. Os pequeninos da Creche III B, cantaram, dançaram e cativaram a platéia com o clássico Lobo Mau e os Três Porquinhos, nos lembrando da importância da criatividade, união e foco para vencer os desafios.

Depois chegaram alegres os alunos do Pré I A, que ao som da conhecida música de Marisa Monte, “Não é Proibido”, levaram ao palco a história de João e Maria, trazendo a reflexão de acreditarmos em dias melhores, animando todos os que estavam presentes. Ágatha Thomáz, mãe do Hugo do Nascimento, contou a este site sobre a emoção de ver seu filho no palco: “É gratificante como mãe colocar o nosso filho numa escola e ele ter reconhecimento, ensinamento, aprendizado, o mais importante: a educação. Eu fico muito feliz e só tenho a agradecer. E ano que vem tenho mais um ano com ele aqui e fico mais feliz ainda, pois ele vai para o Pré II.”

Hugo Nascimento, aluno do Pré I A, dança com suas amigas da turma.

Já o Pré I B, trouxe o mundo mágico  da Branca de Neve e os Sete Anões, que nos remete principalmente à beleza da amizade e da esperança. Fabiane Figueiredo do Espírito Santo, mãe do Bernardo Figueiredo Brito, considera  que o evento  foi mais um incentivo à inclusão. “Eu tenho gratidão! Gratidão pela escola, gratidão pela inclusão. Meu filho, é não verbal (Transtorno do Espectro Autista não verbal) e ele vem evoluindo muito. Ele ama livros, em casa temos muitos, quando você vai para um lugar, ele não escolhe brinquedo, ele escolhe livros. Então, ele gosta de histórias, ele gosta que leiam para ele. E esse projeto aumenta ainda mais o incentivo a ele. É uma gratidão imensa que eu tenho pela escola e por esse projeto”, disse. 

Bernardo Figueiredo, o quarto da esquerda para a direita, junto dos seus amigos na apresentação.

Encerrando a tarde de apresentações com chave de ouro, tivemos a apresentação do Pré II, com o tema do filme Aladdin & Jasmine: “Um mundo ideal”. A história reforça para os pequenos a crença de que o amor verdadeiro existe, e através do amor tudo é possível. Nada melhor do que eles para nos encorajar a espalhar muito afeto por aí.

Ler é um ato de diversão e afeto

A Mostra Literária da Escola La Salle também tem o objetivo de aproximar ainda mais os pais e a família do ambiente escolar dos seus filhos. Por meio do projeto, o hábito da leitura é levado para além da sala de aula,  o que incentiva até mesmo outras pessoas da família a lerem, como contou Ágatha Thomáz, a mãe do Hugo: “Estou extremamente feliz. Ele chega toda sexta-feira em casa super empolgado com os livros.A gente lê o final de semana inteiro. Quando ele vai pra casa do pai, ele também leva o livro pra vó ler, pro pai ler… Então é super importante. O irmão que está no 1º ano, pega o livro para ler também, é muito bom”.

A leitura é a habilidade de se transportar para um mundo e uma realidade em que tudo é possível. Sonhos e imaginação ganham vida, assim como o carinho e a gratidão, como relata Fabiane, a mãe do Bernardo, ao ser perguntada por este site sobre o que ela estava sentindo naquele momento: “Além de gratidão? Felicidade e amor. E quando eu cheguei aqui foi além do que eu imaginei”. 

Ao final do evento, houve uma grata surpresa à assistente de coordenação Pâmela Chelles, que entrou de licença maternidade, e recebeu das mãos de Maviane Lima e da Aluna Maithe Fares Cardoso da Silva , do Pré I B, um buquê de flores, simbolizando um até logo. 

E para eternizar a experiência, cada criança levou para casa os livros que elaborou justamente para este dia, garantindo que o ciclo de leitura e afeto se prolongue em cada lar.

Por Bárbara Pessanha | Revisão: Luiza Gould

Fotos: Julia Gonçalves

Ascom Unilasalle-RJ

 

< voltar