Sol, muitas brincadeiras e crianças vestindo coletes (uma das novidades deste ano) nas cores verdes e amarelo faziam daquela cena a ideal para os registros fotográficos. As fotos revelam a alegria, mas a empolgação delas ouvindo as instruções da professora, a tia Fernanda, é algo que nem a câmera pode capturar nem as palavras podem expressar. Os pequenos estavam ansiosos para os próximos passos das dinâmicas que ocorriam naquele dia olímpico: circuito, paraquedas (atividade de equilíbrio com tecido), corrida e cabo de guerra. Essas foram algumas das brincadeiras que aconteceram na manhã de segunda-feira, diretamente do Estacionamento do Unilasalle-RJ, lugar escolhido para dar mais espaço às crianças e à realização do evento, que foi encerrado da melhor maneira possível: todos receberam medalha de ouro e subiram ao pódio.
“Tia, muito obrigado!”, uma das grandes recompensas
Visivelmente emocionada ao término deste dia esportivo, Fernanda Passos, que assumiu a vaga de professora de Educação Física no último ano, destacou: “Eu fico lembrando do que me move, do que me impulsiona até hoje… como eu sou feliz em fazer isso! O comportamento deles para receber a medalha, a valorização que eles dão ao momento, até recebi um: ‘Tia, muito obrigado’. E com a ajuda da Maviane, que é uma grande coordenadora e mergulha nas ideias junto, realmente tudo isso me deu uma emoção.”
Fernanda, ou tia Fernanda, como carinhosamente é chamada pelos alunos, expressou, além da emoção, muita alegria ao ver a consolidação do seu projeto na Escola La Salle. Em entrevista a este site, ela ressaltou que chamou a sua atenção o fato de as crianças trazerem como bagagem para este ano as lembranças do que viveram na escola em 2024, quando ocorreu a primeira edição do projeto. “Já sabiam o que era o evento, do que se tratava. Eu realizei com eles atividades ao longo desses meses, e fui explicando: ‘Olha, vamos usar essa música, vamos fazer alongamento, aquecimento, depois vamos fazer as competições’. E fui falando sobre competir, sobre os cuidados. E na cabecinha deles foi fazendo sentido até por conta do que já tinham experimentado”, pontuou.
A organização e o desempenho das crianças este ano
Essa preparação, nas aulas anteriores, foi fundamental para o auxílio no entendimento das crianças com relação às atividades e até mesmo com o seu desempenho; considerado acima das expectativas, ele surpreendeu a ponto de as competições serem concluídas no período da manhã, deixando a tarde especialmente reservada para a cerimônia do pódio e a entrega das medalhas.
O pódio, aliás, junto aos coletes, foi uma das novidades desta edição. “Em relação aos coletes, foi ótimo, as próprias crianças já se organizaram pelas cores. E aí eu fiz uma vez para mostrar, chamava pela cor e ninguém ficou perdido. Falei sobre pódio, que também ano passado não teve, e eles queriam saber o que que era aquilo. Me perguntavam sobre um ‘palco’, e falei: "Esse palco é um pódio". Contei novamente sobre as medalhas, suas cores... Foi algo a mais que também permitiu a eles entender o seu significado na competição. Foi bem legal”, concluiu.
As crianças se divertiram muito neste dia, como contam Heitor Luiz Fontes da Silva e Isadora da Silva Rodrigues, alunos do Pré I B. “Ah, eu gostei do zigue-zague”, disse Isadora se referindo ao circuito. Heitor, por sua vez, elegeu o cabo de guerra como o seu preferido.
Esporte como fator de transformação e ensino
A importância de saber competir, a conscientização do corpo e das habilidades motoras, o trabalho do espírito de equipe e a integração dos amigos são alguns dos tópicos trabalhados a partir da realização das Olimpíadas. Aprendizados e diversão se uniram em um único dia, trazendo para o universo lúdico lições importantes que os pequenos irão levar para o resto da vida. E isso se traduz no carinho deles ao responder porque gostavam tanto de fazer as atividades com a tia Fernanda: “Porque é legal!”, afirmaram Heitor e Isadora.
Isadora, a primeira da esquerda para a direita, celebra sua medalha (foto 1), assim como Heitor, o terceiro da esquerda para a direita (foto 2)
São exatamente estes pontos trabalhados, bem como o notório desenvolvimento de muitos alunos do ano passado para este, destacado por Fernanda, que elucida a consolidação pedagógica do projeto, e faz com que toda a escola se empolgue para as próximas edições. Ao celebrar a segunda edição, foi mostrado que o esporte tem um poder transformador, atuando como um agente de inclusão e desenvolvimento.
É na prática lúdica que os pequenos atletas aprendem, desde cedo, a importância de competir com o coração e vencer com humildade. Mais do que uma competição, a segunda edição das Olimpíadas da Escola La Salle, através da iniciativa e do olhar da professora Fernanda, reafirmou um princípio fundamental: o esporte é a grande sala de aula da vida, e as crianças puderam construir juntas o seu verdadeiro protagonismo. “É isso que é o interessante para as crianças, elas saberem que precisam se dedicar a algo, que as coisas não caem do céu. Tem que ter um esforço, tem que literalmente suar a camisa”, finalizou Fernanda.
Confira abaixo as fotos na galeria do site e no Facebook o álbum completo
Por Bárbara Pessanha | Revisão: Luiza Gould
Fotos: Luiza Gould e Marianna Lopes
Ascom Unilasalle-RJ