02/04/2024

Páscoa na La Salle RJ

Maithê olha para as uvas graúdas e bem rosadas com ares de encantamento. A animação para comê-las é tão grande quanto o cuidado para equilibrar a cesta repleta de cachos. Ela sabe, no entanto, que não está na hora de saboreá-las. Aquelas frutas representam a entrega de Jesus Cristo por nós, e Maithê levará até o altar montado no Refeitório esse importante símbolo Pascal. Atrás dela virão outros: o pão, a Bíblia, a vela, a cruz, o girassol. As celebrações pela maior festa cristã começaram com toda a escola saudando Jesus com ramos ao som de “Hosana Hey, Hosana Ha”, no dia 14 de março, passou pela partilha do pão e do suco de uva, na manhã do dia 21, e terminou com a tradicional Caça aos Ovinhos, em 26 de março. A aluna da Creche III B participou de todos esses momentos, com destaque para a sua postura de servir, um dos ensinamentos deixados por Jesus: Maithê correu no parquinho feliz da vida em busca dos chocolates dos amigos e a cada ovo encontrado, a cada nome lido pelas professoras, ela celebrava como se tivesse achado o próprio presente.

“Eu procurei o ovo dos meus amigos e achei naquele lugar que a gente passa e sai (o túnel de centopeia). Eu também procurei debaixo do escorrega. Eu só não sei onde o meu estava”, explica Maithê ainda sem fôlego depois de tanto correr. Quem também tem muito a contar é Lorenzo, o novo aluno do Pré I. “Sabe qual é o nome do brinquedo que vem dentro do ovo? Tartaruga. Eu nunca ganhei um assim antes, mas o coelhinho já passou na minha casa. Ele é branco e tem uma barriga com essa parte vermelha”, diz o menino enquanto aponta para o próprio abdômen antes de descer no escorrega. O momento de seguir os passos do coelho por todo o jardim vira uma grande festa, entre a diversão de serem detetives por um dia e a alegria que característica de cada descida ao parquinho. Em todo o processo não faltou ludicidade. “Crianças, vocês não sabem o que aconteceu...”, começou a relatar a coordenadora pedagógica Maviane Lima, “O coelhinho invadiu o depósito de materiais para tentar esconder os ovos, caiu em um pote de tinta branca e quando foi escondê-los no parquinho ele sujou toda a escola com suas pegadas”.

Para fazer com que a Caçada fosse possível, por mais um ano a escola contou com o auxílio de coelhinhos reais da Rede La Salle. Pais do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Abel, alunos e professores do Unilasalle-RJ realizaram as doações na característica campanha da Páscoa Generosa. A participação do Colégio também se deu nas outras duas atividades, a partir da presença do Capelão do Abel, Padre Antônio Sobrinho e da equipe da Pastoral, à frente das músicas cantadas com os pequenos. Na celebração do Domingo de Ramos, as folhas de palmeira foram tanto parte da dramatização dessa passagem bíblica (o povo judeu cortou ramos de árvores para cobrir o chão por onde Jesus passou, montado num jumentinho, em sua chegada a Jerusalém) como instrumento para que o Pe. Antônio pudesse aspergir água benta. A ação de abençoar as crianças dessa forma se repetiu na celebração da Páscoa. Nessa última, ao invés de alunos vestidos a caráter como Cristo, Maria e os apóstolos, com outros tantos a segui-los pela escola, foi a vez deles silenciarem para ouvirem as palavras do pároco: “A Ressurreição de Jesus confirma tudo o que Ele fez e nos ensinou. Façamos então como ele: vivamos como Jesus viveu, amemos como Jesus amou”.

Por Luiza Gould
Fotos de: Adriana Torres