14/04/2023

Caça aos Ovinhos 2023

O coelhinho chegou à Escola La Salle carregado de ovos e fez a maior bagunça na sala da coordenação. Derrubou uma lata de tinta, molhou as patinhas e deixou suas pegadas por toda a parte enquanto tentava esconder as guloseimas pelo parquinho e pela horta. “Ele é muito sapeca”, atesta Pyetra Maia Dias. A aluna do Pré II B estava radiante ao fim da Caça aos Ovinhos. O motivo ela faz ecoar pelos corredores: “Eu ganhei um ovo de Páscoa da Barbie!”. Em seguida, Pyetra revela um dos ensinamentos por trás da dinâmica que se repete a cada período de Páscoa: se preocupar com o outro. “Ele estava escondido em algum lugar, eu não sei onde é que ‘tava’, minha amiga achou pra mim e me deu. Eu achei pra minha amiga Valentina e pra minha amiga Julia lá no trenzinho”, explica Pyetra, dando um show de altruísmo e também de consciência em relação à saúde: “Só pode comer um pedacinho do chocolate, senão fica com a barriga doendo”.

Alguns pequenos coelhinhos, no entanto, queriam abrir o embrulho assim que constatavam que era seu, tamanha a ansiedade, mas aguardaram até chegar em casa. O sentimento também podia ser percebido na forma como as crianças, fantasiadas com orelhas e bigodes de coelho, corriam e pulavam pelo jardim no dia 5 de abril. “Vê-las tão animadas com a Páscoa e com o coelhinho nos anima também numa época de muito estresse que é o 3º ano”, afirma Mariana Godinho, aluna do Ensino Médio do Colégio La Salle Abel. Mariana fez parte do grupo de alunos da Pastoral (grupo Somos – Pajula) que apadrinhou a turma da Creche III. A campanha Páscoa Generosa também contou com a participação de colaboradores e professores do Unilasalle-RJ, que compraram os ovos de chocolate para fazer a alegria dos pequenos. “No início elas ficam tímidas, mas é muito bonito de ver o carinho, logo nos chamam de ‘tia’. É bom resgatar também o que é ser criança, pois perdemos com o tempo essa inocência de quem acredita no coelhinho”, finaliza a aluna.

Para além do caráter lúdico, a Páscoa é trabalhada na Escola La Salle segundo a relevância que possui para o cristianismo. A entrega de Jesus foi representada nos murais por meio de alusões ao sacrifício e à ressurreição de Jesus. As crianças criaram cruzes com palitos de picolé e com as mãos deixaram marcas vermelhas num pano branco disposto sobre uma cruz de tecido. Passagens bíblicas também tomaram contam da escola: “... No dia seguinte, João viu Jesus, que vinha para ele, e disse: eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Uma celebração no refeitório contou com a partilha do pão, crianças cantando à capela e a presença tanto do diretor, Irmão Jardelino Menegat, quanto do Pe. Antônio Sobrinho.

Por Luiza Gould
Fotos de Adriana Torres, Luiza Gould e Marianna Lopes