26/04/2019

La Salle RJ inicia as celebrações pelos 300 anos

“Viva Jesus em nossos corações!” Quem é lassalista conhece esta expressão de cor e a resposta vem quase que instantaneamente: “Para sempre!”. A saudação é uma marca, revela uma identidade, celebra uma herança, afinal “há mais de 300 anos já temos este desejo de viver Jesus em nosso coração, em nossa vida”. As palavras são do Irmão Fabrício Heinzmann, diretor da Escola La Salle RJ. No dia 8 de abril, ele tinha a missão de tocar os corações de colaboradores, professoras e estagiárias na celebração interna pelos três séculos de legado do fundador da Rede, São João Batista de La Salle. No domingo anterior, Heinzmann e a coordenadora Maviane Lima é que saiam de corações tocados da Festa do Padroeiro, quando se fez memória ao falecimento de La Salle. A data de sua morte, 7 de abril de 1719, motivou almoço comunitário e celebração eucarística na Quase-paróquia de São João Batista de La Salle, em Itaipu.

Irmão Fabrício faz leitura em missa na Quase-praóquia. Ao lado, colaboradores lassalistas, posam para foto junto de suas famílias na Festa do Padoreiro

Àqueles que deixam parte de si a cada dia em prol das crianças, Heizmann citou a importância da dedicação, no encontro do dia 8: “Às vezes nós não temos noção de todo o bem que fazemos às pessoas. Temos que ter consciência de que essa é uma obra de Deus, e Ele age através de nós. É por isso que esses 300 anos também são nossos. Nesses 10 aninhos, acrescentamos muito”. E no uso da 1ª pessoa do plural, nós, o diretor incluiu também as estagiárias, braços direitos das pedagogas: “Vocês estão nessa passagem, mas é o mesmo que digo para os alunos: uma vez lassalista, sempre lassalista. Depois que o período de vocês aqui acabar, que possam levar o carinho, o amor e a bondade para todos os lugares onde estiverem, que possam assumir esta mensagem na sala de aula”.

Às crianças, por sua vez, foi reservada uma surpresa. O lassalinho cresceu. Fosse no parquinho, na Ludoteca ou no refeitório, lá estava o mascote da escola naquela segunda-feira, pronto a entregar aos alunos uma fitinha com seu nome. Unindo o receio de se aproximar e o abraço entregue, cheio de ansiedade, estava a curiosidade em descobrir quem era aquele visitante, em seu primeiro passeio pela escola. E assim, as mãozinhas exploraram o rosto, as perguntas vieram, e o olhos tentaram decifrar. Por trás da fantasia, o colaborador David Rodrigues vivia também uma descoberta: a atuação. Para as crianças e até para os adultos, que fizeram questão de tirar foto com o lassalinho, ele não poderia ter sido mais convincente em seu papel.

La Salle 300

São João Batista de La Salle abdicou de sua origem nobre para ensinar crianças pobres de Reims, na França. Desde o século XVII, sua filosofia se espalhou levando educação a crianças, jovens e adultos, além da formação de professores. Em 15 de maio de 1950, foi declarado patrono dos educadores pelo Papa Pio XII. Em 2019, a Rede criada por ele faz memória aos 300 anos de seu legado. O lema do tricentenário de morte do sacerdote, “Um coração, um compromisso, uma vida”, alude à missão de educar em prol de uma sociedade mais justa.

Por Luiza Gould (texto e fotos)

Ascom Unilasalle-RJ