06/07/2022

Muito mais que tecnologia

Proporcionar aos nossos alunos uma formação integral a partir de uma educação de excelência é um dos princípios básicos da Rede La Salle. Aqui no La Salle Abel, utilizamos diversos mecanismos para tornar as aulas cada vez mais dinâmicas e prazerosas para os estudantes. Aliar tecnologia à educação, é fundamental para a evolução e desenvolvimento do processo educativo. Para os lassalistas do Ensino Fundamental Anos Iniciais as aulas de Educação Tecnológica tem sido uma grande ferramenta de ensino, auxiliando na construção e no desdobramento dos projetos pedagógicos.

É perceptível que, a tecnologia é responsável por grande parte do desenvolvimento e avanço do mundo, permeando e gerando benefícios em diversas áreas. Na educação, a tecnologia ingressou como uma ferramenta de auxílio no processo educativo, fazendo com que as aulas e atividades realizadas sejam mais dinâmicas e interativas. Dessa forma, possibilitamos que os alunos sejam capazes de criarem e desenvolverem novos projetos, tornando eles os protagonistas de seu aprendizado. Para o aluno Miguel Monteiro do 3º ano D, as aulas de educação tecnológica se tornaram uma oportunidade de obter novos conhecimentos através de atividades divertidas e integradoras.

“As aulas de educação tecnológica são incríveis, porque eu consigo me divertir e aprender ao mesmo tempo. Durante as atividades usamos muito a nossa criatividade, é um momento em que eu e meus colegas podemos soltar a nossa imaginação”, disse Miguel Monteiro.

O estudante também contou um pouco sobre a sua experiência nas aulas de educação tecnológica, e, o que é preciso para conseguir realizar as atividades propostas.

“Mesmo sendo uma aula bem descontraída, eu sei que preciso ser organizado, disciplinado e principalmente ter uma boa parceria com os meus colegas, porque tudo que construímos nas aulas de educação tecnológica fazemos juntos”, finalizou Miguel.

Eduardo Levy, professor responsável pela disciplina e por toda tecnologia educacional implementada no colégio, mostra total satisfação e confiança nos resultados que esses estudos proporcionam para os estudantes.

“A educação tecnológica é uma ferramenta de desenvolvimento fundamental na vida da criança. Vivemos hoje em uma sociedade totalmente conectada, onde as crianças já utilizam a tecnologia no dia a dia. Precisamos trabalhar com ela e ensinar a melhor forma de aproveitar os recursos, da maneira correta”, afirmou o professor.

Ao falar sobre a importância da educação tecnológica, Eduardo Levy menciona algumas habilidades e aspectos que são trabalhados em aula.

“Por meio da educação tecnológica estimulamos a busca por novos conhecimentos, novas possibilidades de aprendizagem e recursos tecnológicos. Dessa forma, geramos uma maior socialização através da inclusão e provocamos o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para a formação, como: trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade”, relatou Eduardo Levy.

Assim como os estudantes, o professor também se mostra encantado e entusiasmado com os impactos que as aulas de educação tecnológica proporcionam na vida dos alunos e de suas famílias.

“Trabalhar com educação tecnológica é algo apaixonante, e, poder desenvolver ideias para tornar o processo de aprendizagem mais divertido faz com que seja algo mais leve e natural para eles. Eu me divirto e aprendo a cada dia, com cada dúvida, cada questionamento que eles trazem, inclusive com descobertas que muitas das vezes, nós adultos não sabemos”, finalizou o professor.

Por mais que tenhamos uma sociedade cada vez mais conectada, a educação tecnológica aplicada da forma correta está presente em poucas unidades de ensino no Brasil. Assim como Eduardo Levy, o Colégio La Salle Abel acredita na educação tecnológica como ferramenta de transformação.

Texto e foto por Lucas Pão