23/06/2022

Coroação de Nossa Senhora

Pelo amor e devoção que possuem à Virgem Maria, o mês de maio é inteiramente dedicado pelos fiéis católicos à mãe de Jesus. Para render homenagens à santa no ambiente escolar, no dia 31/05 foi realizado no Teatro Abel uma Missa de encerramento do mês mariano com coroação de Nossa Senhora.

O “sim” de Maria para conceber Jesus Cristo por meio do Espírito Santo, tornou-a mãe não só do nosso Salvador, mas também de toda a humanidade. Por isso, foi preparada uma linda celebração com apoio dos alunos lassalistas, da equipe de Pastoral e do grupo de Teatro do colégio LaSalle Abel.

A prática de dedicar um mês inteiro à Maria surgiu nos primórdios da Igreja Católica. Ainda na Idade Média os fiéis tinham costume de realizar uma devoção chamada Tricesimum, em que destinavam trinta dias para práticas oracionais e piedosas à Nossa Senhora. Essa prática, que não acontecia no mês de maio, foi se deslocando para acontecer neste mês por um motivo belo: a primavera do hemisfério Norte. No Brasil, a devoção mariana teve origem nos tempos da conquista das terras e foi espalhada pelos padres Jesuítas durante a missão de evangelizar os povos originários que aqui viviam.

Dedicar um mês à Maria é pouco diante de tudo que ela merece. Se hoje podemos alcançar a salvação que vem por meio de Jesus, isso se deve à sua mãe, pois Ele escolheu vir ao mundo através dela. Por isso, nossos alunos e funcionários se dedicaram para realizar uma linda celebração e coroação de Maria. Além disso, foi um dos primeiros eventos no colégio após o período de atividades remotas da pandemia. “Foi muito prazeroso, depois de tanto tempo preparando os eventos de forma online, poder ir até as pessoas, encontrá-las, construir junto com elas, e no final ver aquele teatro lotado, nossa Comunidade Educativa reunida, me alegrou muito o coração”, declarou Yuri Souza, coordenador da Pastoral.

O evento foi realizado com o apoio de muitos setores do colégio La Salle Abel, foram muitas pessoas trabalhando duro para que a celebração pudesse ser realizada. Yuri Souza revela que o roteiro foi elaborado em parceria com a professora de Teatro, Andréa Soares, que com muito carinho, após muitas conversas, acolheu e aperfeiçoou as ideias da equipe de Pastoral. Aos poucos o momento foi sendo construído. Ademais, setores como o de estrutura, comunicação, som e iluminação, coordenações pedagógicas, entre outros, estiveram presentes se dedicando durante todo o momento, cada um dentro da sua função, colaborando de forma afetiva e efetiva para o acontecimento do evento.

Além de todo significado devocional, a celebração ainda teve o fim de incentivar e estimular nossos alunos a pôr em prática suas capacidades corporais e artísticas adquiridas nas aulas de Teatro, ministradas pela professora Andréa. “Foi muito emocionante, depois de dois anos sem atividades no Curso de Teatro La Salle devido à pandemia de COVID-19, receber um convite para a nossa primeira aparição no palco que fosse durante a Missa de Coroação à Nossa Senhora. Ter a presença dos nossos alunos/atores fazendo essa homenagem tão merecida à Nossa Senhora, fechando o mês das mães, foi uma forma de agradecer a "Nossa Mãezinha do Céu" o nosso retorno. Por toda essa emoção, tornou-se um momento único para todos que assistiram e participaram”, relata a professora.

Maria foi a maior educadora que já existiu, pois foi escolhida para educar Jesus, o filho de Deus. Por esse motivo, consideramos uma atividade pedagógica unida com o carisma lassalista. “La Salle consagrou todo o Instituto aos cuidados e proteção de Nossa Senhora. O gesto da estudante da Creche II - Educação Infantil, Joana Machado entregar a coroa de Nossa Senhora ao Felipe Wanis, estudante da 3ª série do Ensino Médio e presidente da CELS, foi muito significativo. Ali consagramos as nossas crianças, adolescentes e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e suas famílias a Maria de Nazaré. Renovamos também o nosso compromisso de construir um mundo mais justo e fraterno, por meio de uma educação transformadora”, conta Yuri.

Com a certeza de missão cumprida, a celebração resultou em muitos relatos sobre as bonitas experiências de fé que colaboradores, famílias e estudantes viveram.  Dessa forma, reitera-se a necessidade de manter viva no coração dos alunos lassalistas a chama pelo amor e devoção à Virgem Maria e a necessidade de unir o lado Pastoral com o olhar pedagógico educacional. Toda a equipe do colégio La Salle Abel segue trabalhando para que o carisma e a espiritualidade de La Salle estejam sempre presentes no coração de todos que compõem a Comunidade Educativa do colégio!

Por: João Pedro Dias

Colaborou: Camila Reis