09/10/2020

Bibliotecas

Lassalista conquista prêmio em evento educacional

Lassalista conquista prêmio em evento educacional

Segundo o dicionário, astronauta é o “piloto ou passageiro de um veículo espacial que viaja fora da atmosfera terrestre”. Pesquisando mais a fundo podemos perceber que esse profissional também é responsável por “pilotar, comandar e desenvolver pesquisas de naves espaciais ou, ainda, ser membro da tripulação”. A definição das funções de um astronauta nos levam a pensar que ir ao espaço requer muito empenho e até certa dificuldade. No La Salle Abel, conhecer os planetas e aprender sobre ciência e tecnologia é mais fácil com o auxílio de Eduardo Levy, nosso professor, analista educacional e vencedor do Prêmio Destaque Educação na Educa Week 2020.

A referência ao astronauta vem do ano passado, quando Levy esteve à frente dos alunos do 1º ano interpretando “Astro”, que auxiliou os alunos a explorar palavras e foi personagem importante durante a Festa do Livro que culminou em um livro, publicado nesse mesmo ano. Em 2020, a viagem foi diferente. Levy conquistou o primeiro lugar no concurso  “O futuro das escolas pós-Covid-19” pela categoria Ensino Fundamental I - Escola Privada no mês de julho. Para participar, o professor enviou um vídeo falando sobre os projetos aplicados aos alunos em tempos de pandemia. “Criei histórias, me transformei em personagens e ensinei programação, animação e raciocino lógico de forma diferente”, conta Levy destacando: “Os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo”. 

Inicialmente os vídeos enviados para Educa Week foram a voto popular, o que motivou o La Salle Abel a fazer campanha para o professor nas redes. Os vídeos mais votados passariam para um júri técnico, composto por mais de 30 jurados entre empresários, diretores de escola e profissionais da área. O professor considera a conquista de enorme importância: “saber que o projeto foi bem aceito por muitos especialistas traz um orgulho muito grande”.  

Auxiliar a aprendizagem tecnológica dos alunos de forma interativa sempre foi o objetivo de Levy, que desde 2018 integra o quadro de funcionários do Colégio, quando foi contratado para cuidar do setor de tecnologia educacional e auxiliar os projetos educacionais do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, em parceria com o Google for Education. “Gosto de ministrar. Já fui professor e coordenador do ensino superior durante 10 anos. O carinho das crianças é incrível. A ideia é que as aulas sejam muito criativas e despertem interesse, e tem funcionado”, completa.

 

Desde então, os projetos foram os mais variados possíveis. Na Educação Infantil, criou o “Pepi” (Programação Educacional na Primeira Infância), estimulando a interação dos lassalistas com a tecnologia. No Ensino Fundamental e Médio, um dos projetos que envolveu os alunos em 2019 foi o “Escape Room”, jogo que, através de pistas e atrelado à outras disciplinas, desenvolve o raciocínio lógico, as relações interpessoais e o trabalho em equipe: “Tudo que eu vou fazendo traz muito retorno das crianças e principalmente das famílias”. 

 

Por: Camila Reis | Colaboração: Clarisse Eichler 

Comunicação e Marketing La Salle Abel

 




 

< voltar