18/11/2019

Protagonistas do conhecimento

“A avaliação não é o fim, e sim o meio. Não podemos focar em apenas um instrumento avaliativo”. A fala de Leonardo Borba, coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Abel, deixa evidente a preocupação que o Colégio tem com as metodologias ativas e os novos meios de aprendizagem. Um exemplo em que o aluno também pode ser construtor do seu conhecimento, foi o “Jogral de História”, projeto idealizado pela professora Cláudia Ferreira do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

O jogral em sua definição é uma espécie de coral, mas que se utiliza de cânticos ordenados e ritmados. No caso dos alunos do 8º ano, o desafio era apresentar jograis sobre as Revoltas Nativistas e Separatistas do Período Colonial e seus desdobramentos na construção da identidade do Brasil como nação. Os alunos puderam utilizar paródias, serestas e muitos aplicaram os conhecimentos em músicas atuais, coreografias e até mesmo objetos que incrementaram as apresentações.

“Foi uma experiência fantástica e inovadora que me permitiu conhecer mais meus alunos e perceber o quanto são capazes de realizar algo produtivo, enriquecedor e promissor”. A Fala de Claudia Ferreira mostra o quanto os jograis trouxeram um aprendizado eficaz e não só o entendimento do tema proposto, o que foi confirmado pelo depoimento de um dos alunos. “Esse tipo de trabalho, aproxima e integra mais a turma. É diferente pois somos responsáveis por aprender e fazer com que as pessoas entendam de acordo com a nossa forma de explicar”, conta Giovanna Viana de Souza da turma A.

Por: Camila Reis | Fotos: Thainá Nogueira e Maria Clara Araújo | Comunicação e Marketing Colégio La Salle Abel