15/08/2019

Institucional

Novo semestre, novos desafios

Novo semestre, novos desafios

"Ano que vem completamos 65 anos de história. Muita gente deu parte de sua vida para essa instituição, e a instituição deu parte da sua história para cada um que passou por aqui”. A fala que iniciou um dos momentos da Jornada Pedagógica foi do Ir. Jardelino Menegat, diretor do Colégio La Salle Abel. Para professores, assistentes pedagógicos, orientadores educacionais, orientadores disciplinares e colaboradores administrativos, o momento foi de acolhida, formação, experiência, e energia para iniciar um novo semestre.

Pensando na construção lassalista, o serviço de Pastoral realizou momentos de reflexão. Para coordenadores administrativos e de segmento, foram propostas atividades como a confecção do "Olho de Deus". Delano Costa, coordenador da Pastoral, explicou sobre a espécie de mandala produzida pelos coordenadores: “É uma dinâmica oriunda dos povos indígenas em que os pais dedicam aos filhos o olho de Deus, que significa proteção, benção e prosperidade”. Essa ideia reflete os desejos para o início de um novo semestre.

Para os colaboradores administrativos, a Pastoral preparou uma dinâmica. Na ocasião, o foco foi o trabalho e a valorização da equipe. "As pessoas que estão a nossa volta, as crianças que nós estamos atendendo, a forma como nós nos dirigimos a elas, ou como realizamos tal trabalho ou atividade, reflete o somos", discorreu Delano Costa inspirado nos princípios de São João Batista de La Salle.

Após a fala, Costa propôs aos colaboradores uma atividade em conjunto, e o único pedido era que todos se acolhessem. Com um gesto de carinho, deviam dirigir-se ao colega que estava ao lado e o abençoar com as seguintes palavras: "Deus te abençoe, Deus te proteja, Deus te dê a paz". A atividade tinha um sentido, que o coordenador explicou: “Não fazemos isso tudo sozinhos, fazemos com nossos colegas, com nossos amigos de trabalho, todos se ajudando, e esse é o sentido de uma Comunidade Educativa”.

E nesse espírito de acolhimento e união, iniciou-se o segundo semestre do ano de 2019 no Colégio La Salle Abel. Inspirados nos princípios de São João Batista de La Salle, a Comunidade Educativa se prepara para novos desafios a fim de deixar um legado de excelência educativa.

 

Clique aqui para acessar as fotos da Jornada Pedagógica

< voltar