15/06/2020

Aulas remotas: construindo trilhas de aprendizagem

Nas metodologias ativas, o estudante é o centro do processo de construção do conhecimento. Na prática, o papel do professor extrapola a ideia de transmissão do conhecimento, pois oferece ao estudante uma trilha de aprendizagens por meio de projetos, estudos de casos, aprendizados entre estudantes e debates com base em recursos comunicativos. Estas experiências já faziam parte do cotidiano lassalista, que com a pandemia foram desafiados a transpor essas metodologias para as aulas remotas.

No primeiro momento da suspensão das aulas, por conta da pandemia, o desafio foi manter ativo o processo educativo, além do contato com a escola e os conteúdos previstos no planejamento pedagógico. Para prosseguir com o processo educativo, professores e equipe diretiva do Colégio La Salle empenham-se para nutrir o engajamento dos alunos nas aulas remotas. “Passado o primeiro período de adaptações, novas estratégias de ensino e aprendizagem on-line vão sendo inseridas, potencializando e motivando o estudante ao protagonismo do seu conhecimento. É importante salientar que, todo esse imenso potencial tecnológico, já absorvido pelos docentes, terá continuidade após a pandemia”, anuncia a Supervisora Pedagógica, Eliane Reichel.

Estas novas estratégias vão desde uma aula de Química Aplicada, ministrada em um laboratório físico e que agora acontece num laboratório virtual. Nesse ambiente, os alunos são desafiados em experimentos, observam reações químicas e suas complexidades. O intuito está em desafiar os estudantes a produzirem e relacionarem diversos conhecimentos. Na Educação Infantil, os pequenos constroem personagens e dão continuidade a uma história – por que quantos finais pode-se dar a um roteiro e quantos conhecimentos são possíveis de serem construídos nesse enredo? É assim que a imaginação atribui forma na aprendizagem dos conteúdos.

A inovação educacional não é uma mera inserção de tecnologias, mas uma nova condição de se relacionar com o conhecimento. A questão está em fazer dele um instrumento para solucionar problemas e transformar realidades. “A grande chave de tudo isso é que são transformações que vieram para ficar. Temos desafios idênticos tanto na sala de aula presencial quanto na remota. Os dois ambientes exigem muita criatividade e inovação para garantir o engajamento do aluno com o seu próprio conhecimento, pois o processo de aprendizagem acontece a partir do aluno. A experiência com as aulas remotas acelera a dinâmica de como aprendemos. Quando retornarmos para o ensino presencial, teremos mais uma nova maneira de nos relacionarmos com o conhecimento”, destaca o diretor do Colégio La Salle, Ir. André Muller.