Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio tem como finalidade consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e possibilitar o prosseguimento dos estudos. Apresenta uma proposta curricular que oferece formação humana e uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades e competências a serem exigidos na Educação Superior.

Adotamos metodologias de ensino com recursos tecnológicos, atividades teóricas e práticas, avaliações diversificadas as quais visam o enfrentamento das provas dos Processos Seletivos Seriados, Vestibulares tradicionais e o ENEM.

 

Níveis de Ensino:

  • 1º ao 3º ano E.M.

Somos La Salle Toledo

Estudei no La Salle por quatro maravilhosos anos. No Colégio La Salle Toledo, fui atleta de Basquetebol e representei o seu nome por muitos estados. No esporte, fiz amizades as quais tenho até hoje, aprendi a sempre lutar pelos meus objetivos e que um esforço nunca é em vão. Ao longo dos anos entrei para a PAJULA, Pastoral da Juventude Lasallista, a qual me mostrou o jeito Lasallista de ser e a ajudar a quem precisa. Dentro da sala de aula, o conhecimento sempre foi intenso, até engraçado chamar de professores, porque se tornaram grandes amigos, sempre estavam dispostos a ensinar o melhor, querendo sempre o máximo de cada um. Hoje, curso Agronomia na UFPR - Universidade Federal do Paraná, setor Palotina e sei que grande parte por ter chego até aqui, foi graças ao Colégio La Salle Toledo. Lembro do nervosismo em véspera de vestibulares, mas sempre algum professar estava lá para desejar boa sorte e nos acalmar, porque sabiam o potencial de cada um! Saudade é pouco para representar o que sinto, agradeço todos do La Salle por terem feito parte da minha vida. Desde as tias da cantina, da limpeza, dos irmãos, professores, coordenadores ou técnicos. Todos. Saibam que o trabalho de vocês é maravilhoso! Porque o que é feito com amor, gera amor. Eu amo este colégio!

Laís Eduarda

O Colégio La Salle Toledo foi essencial para a minha formação. Em uma jornada de 15 anos, a escola me guiou em direção aos meus sonhos. O incentivo que recebi foi crucial para persistir forte nos estudos e chegar onde estou. Passar no vestibular e cursar Odontologia na Unioeste é muito mais do que um sonho realizado, é uma batalha vencida com louvor. Hoje, carrego para dentro da universidade o espírito Lassalista que aprendi desde criança. É gratificante olhar para trás e sentir o quão importante foi este colégio para que eu traçasse meus próprios caminhos.

Anna Kalline Eberts

Sempre estudei no Colégio La Salle, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Foram 15 anos de muito conhecimento e aprendizado que me preparam para o vestibular e para as responsabilidades que estão por vir. Logo que concluí o terceirão, já iniciei o curso superior e, atualmente, estou cursando o último ano de graduação do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, na Unioeste. Além disso, o Colégio nos mostra valores que vão além da sala de aula, como a PAJULA. Sendo um diferencial para toda a vida, o Colégio La Salle Toledo e a Pastoral me motivaram a querer fazer a diferença e ser alguém melhor. Busco isso na Pastoral da Juventude e atuo como membro da coordenação do Decanato de Toledo e também participo em grupos de base. Tenho certeza que o Colégio La Salle Toledo contribuiu para essas decisões e hoje estou muito realizada!

Simone Bergmann

Certa vez ouvi dizer que a educação Lassalista é um presente para toda a vida. Hoje, compreendo e comprovo isso. Um ano após concluída minha caminhada no Colégio La Salle, ainda colho frutos de toda atenção, trabalho e esforços dedicados a mim por uma equipe completa e maravilhosa. Cada detalhe desde trabalho foi fundamental para que eu realizasse minhas metas. Tive a oportunidade de optar entre universidades maravilhosas para iniciar minha jornada acadêmica com a UFPR, UNIOESTE e PUC. Neste ano, novamente caloura, realizo meu sonho de cursar Direito na melhor universidade estadual do Paraná, UNIOESTE e 5ª melhor do Brasil!

Geandra Cândido

Não consigo contar minha história sem falar do Colégio La Salle. Meu sentimento ao ir para a escola sempre foi de família e de irmandade. Foi o lugar onde eu aprendi de tudo e, sobretudo, aprendi a ser gente. Hoje, continuo minha caminhada nos estudos e iniciei uma vida profissional, sempre inspirado nos ensinamentos que obtive com os professores, nos momentos de amizade que desfrutei com os colegas e com a ternura com que sempre fui tratado por toda a comunidade educativa. Estou fazendo duas faculdades ao mesmo tempo – Direito, na Unioeste e Administração na PUC em ambas estou no 3º Ano.

Matheus Jacobs

Me formei no La Salle em 2012 e no mesmo ano fui aprovada em Biomedicina na Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina e na Universidade Federal do Mato Grosso. Acabei optando pela UEM. No ano passado, participei do programa Ciências sem Fronteiras do governo brasileiro e estudei durante 1 ano em uma universidade australiana. Tanto estudar na UEM quanto ter ido para a Austrália só foram possíveis por ter boas notas no vestibular e no ENEM, além de muita dedicação. Tenho certeza que sem a base e a motivação que o Colégio La Salle Toledo me proporcionou, nada disso teria sido possível.

Meliana Borilli

Foi uma etapa muito especial na minha vida, pois quando iniciei meus estudos no La Salle Toledo, conquistei confiança pessoal. Vi que poderia chegar muito longe se eu me esforçasse porque tinha a estrutura necessária. Obtive resultados excelentes no Enem e, consequentemente, consegui uma bolsa de estudos na França. Atualmente, estou morando em Versalhes/França e fazendo estágio na Renault até julho, momento que retorno ao Brasil.

Brendon Boufler

O Colégio La Salle Toledo não pode ser resumido a uma instituição de ensino. Suas metas para com o corpo discente vão além da formação do jovem capacitado para o mercado de trabalho. Sob os auspícios de educadores empáticos, os estudantes formam um caráter cidadão e consciente acerca da sociade brasileira e das problemáticas do mundo agora.

Igor Estima Sardo

O Colégio La Salle Toledo me ofertou além de uma educação, amigos que são para a vida toda. Sobre o aprendizado, quero declarar que é excelente. O grupo da PAJULA é muito feliz pelos temas trabalhados. Por isso, sou muito feliz aqui!

Rafael Taborda

Há alguns anos entrei no Colégio e no meu primeiro dia fui recepcionada com muito carinho pela Nádia, coordenadora da Educação Infantil. Por cada série que passei, professores me marcaram, seja pelo carinho, ensinamentos ou dedicação que expressam pelos seus alunos. O Colégio La Salle Toledo além de ensinar os conteúdos, busca que cada estudante se sinta bem no ambiente escolar. As amizades que formei no Colégio são muito importantes para mim, pois me ajudaram a descobrir quem eu sou. Não poderia terminar meu texto sem falar dos professores, cada aula é sempre divertida e inovadora, o que as tornam dinâmicas. Cada professor tem seu jeitinho de ensinar e com isso você acaba se apegando a eles. Além de ajudarem a formar o seu caráter, eles ensinam lições que você irá levar para a vida!

Ariana Anholeto

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Programa de Iniciação Científica - PIBIC JR
    Fechar

    Programa de Iniciação Científica - PIBIC JR

    É um programa disponibilizado pela PUC/PR aos estudantes do 1º Ensino Médio em parceria com o Colégio La Salle, pelo período de um ano. O programa objetiva despertar e estimular a vocação científica com o desenvolvimento de projetos orientados pelos Mestres e Doutores da Universidade. Também favorece a inserção dos estudantes no ambiente universitário. Todo estudante inserido no programa recebe uma bolsa mensal, financiada pelo CNPq/Fundação Araucária ou pela PUCPR.

  • Disciplinas Eletivas
    Fechar

    Disciplinas Eletivas

    O novo modelo de Proposta Pedagógica para o Ensino Médio oferece 13 (treze) Disciplinas Eletivas, além de toda a formação básica. O aluno, ao selecionar as disciplinas que deseja cursar, amplia o conhecimento e enriquece o seu histórico escolar. As Disciplina Eletivas integram a Matriz Curricular, são ofertadas semestralmente e totalizam 40 horas cada uma. São elas - Biofísica, Desenho Geométrico, Educação Financeira, Geopolítica, Cursos de Informática, Metodologia e Pesquisa Científica, Oratória, Orientação Profissional, Políticas Públicas, Primeiros Socorros, Produção Textual, Química Aplicada e Técnicas de Laboratório.

  • Oficina de Produção de Texto - Domínio de Gêneros
    Fechar

    Oficina de Produção de Texto - Domínio de Gêneros

    As palavras fazem parte das mais diferentes situações, por isso é sabido que a informação é fundamental ao ser humano. É pelo conhecimento dos fatos que se amplia a comunicação entre os indivíduos. Sobretudo, é pela informação que o ser humano adquire conhecimento que lhe dará suporte a novas situações cotidianas – priorizando a natureza funcional, científica e interativa da língua. O Projeto Oficina de Produção de Texto, realizado em todas as séries do Ensino Médio e durante todo o ano letivo, tem como principais objetivos priorizar a natureza funcional e interativa da língua para ampliar a eficiência social da Língua Portuguesa, desenvolver as competências necessárias à produção de textos para vestibulares/seriados/ENEM, estimular a interpretação de quaisquer enunciados e gêneros com base em propostas oficiais dos concursos seletivos.

  • La Salle Aventura
    Fechar

    La Salle Aventura

    O Projeto La Salle Aventura foi idealizado com o objetivo de promover interação, momentos de lazer e formação humana aos estudantes do Ensino Médio. É realizado anualmente com todas as séries do Ensino Médio em local próximo à cidade que ofereça a estrutura para desenvolver esportes da natureza. Entre as atividades propostas estão: Boia-cross, Biribol, Estafetas, Futebol Cooperativo, Vôlei de Areia, Tirolesa, Caça ao Tesouro, Lona Molhada, Piscina e Slackline.

  • Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
    Fechar

    Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)

    O Colégio La Salle Toledo assume um papel importantíssimo no combate ao bullying, não só como órgão educacional, mas como extensão da família das vítimas de bullying. O Programa de Combate à Intimidação Sistemática objetiva: Promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática ou constrangimento físico e psicológico cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes da escola; Instituir práticas de conduta e orientação aos pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores; Evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil; Cumprir  a Lei nº 13.185 – 6/11/2015 - Presidência da República - que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo o território NACIONAL.