Ensino Médio

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio La Salle Toledo consolida e aprofunda os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental para possibilitar a progressão do conhecimento em toda sua complexidade. Para tanto, apresenta uma proposta curricular que oferece formação humana e uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades e competências exigidos na Educação Superior. Nesse âmbito, proporciona aos estudantes as Disciplinas Eletivas, as quais visam conceder suporte ao conhecimento em distintas áreas, por exemplo, Técnicas de Laboratório. Química Aplicada, Biofísica, Primeiros Socorros, Metodologia da Pesquisa Científica, Geopolítica, Políticas Públicas, Produção Textual e Oratória.
As Metodologias Ativas consideram como práticas de ensino recursos tecnológicos, atividades teóricas e avaliações diversificadas, as quais visam o enfrentamento das provas dos Processos Seletivos Seriados, Vestibulares e o ENEM.

 

Níveis de Ensino:

  • 1º ao 3º ano E.M.

Somos La Salle Toledo

Comecei a estudar no La Salle no 5º ano do Ens. Fundamental, ou seja, há mais de 6 anos, e desde então minha percepção escolar foi totalmente reformulada. Deixei de ser apenas um estudante para me tornar uma mente em formação, tanto na aprendizagem quanto na preparação para a vida. Os valores Lassalistas sempre estiveram presentes nas relações com os professores, que passaram a ter uma significação especial desde meu primeiro dia de aula, permitindo uma relação de respeito e amizade. Tenho gratidão pelos ensinamentos de cada educador que já tive oportunidade de ser aluno e espero lembrar destes para toda vida. Sempre foi perceptível a própria valorização e cuidado por parte dos funcionários em relação ao bem-estar dos alunos, sendo tratado com gentileza e empatia, especialmente pelas coordenadoras Juraci e Eliane, auxiliando no meu progresso e esforçando-se ao máximo para garantir minha excelência escolar e emocional. Ao entrar no Ensino Médio, tudo parecia sério e cansativo, demandando muito tempo e empenho para alcançar meus objetivos. Contudo, a preocupação foi se tornando menos densa à medida em que a escola se esforçava em nos preparar para as Universidades, não apenas ensinado os conteúdos de maneira excepcional, mas também garantido atenção individual, procurando as melhores maneiras para os estudantes organizarem-se, aliviando a tensão comum nesta fase com projetos como o La Salle Aventura e revolucionando a cada dia a ideia do aprendizado como algo positivo e não apenas como uma obrigação. Tenho certeza de que quando eu chegar nos vestibulares e no ENEM, estarei tranquilo e seguro, pois sei o quanto aprendo estudando aqui, e por enquanto já fico satisfeito por saber que evoluí como pessoa com os valores que adquiri na caminhada escolar.

Thalison Dullius

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Programa de Iniciação Científica - PIBIC JR
    Fechar

    Programa de Iniciação Científica - PIBIC JR

    É um programa disponibilizado pela PUC/PR aos estudantes do 1º Ensino Médio em parceria com o Colégio La Salle, pelo período de um ano. O programa objetiva despertar e estimular a vocação científica com o desenvolvimento de projetos orientados pelos Mestres e Doutores da Universidade. Também favorece a inserção dos estudantes no ambiente universitário. Todo estudante inserido no programa recebe uma bolsa mensal, financiada pelo CNPq/Fundação Araucária ou pela PUCPR.

  • Disciplinas Eletivas
    Fechar

    Disciplinas Eletivas

    O novo modelo de Proposta Pedagógica para o Ensino Médio oferece 13 (treze) Disciplinas Eletivas, além de toda a formação básica. O aluno, ao selecionar as disciplinas que deseja cursar, amplia o conhecimento e enriquece o seu histórico escolar. As Disciplina Eletivas integram a Matriz Curricular, são ofertadas semestralmente e totalizam 40 horas cada uma. São elas - Biofísica, Desenho Geométrico, Educação Financeira, Geopolítica, Cursos de Informática, Metodologia e Pesquisa Científica, Oratória, Orientação Profissional, Políticas Públicas, Primeiros Socorros, Produção Textual, Química Aplicada e Técnicas de Laboratório.

  • Oficina de Produção de Texto
    Fechar

    Oficina de Produção de Texto

    As palavras fazem parte das mais diferentes situações, por isso é sabido que a informação é fundamental ao ser humano. É pelo conhecimento dos fatos que se amplia a comunicação entre os indivíduos. Sobretudo, é pela informação que o ser humano adquire conhecimento que lhe dará suporte a novas situações cotidianas – priorizando a natureza funcional, científica e interativa da língua. O Projeto Oficina de Produção de Texto, realizado em todas as séries do Ensino Médio e durante todo o ano letivo, tem como principais objetivos priorizar a natureza funcional e interativa da língua para ampliar a eficiência social da Língua Portuguesa, desenvolver as competências necessárias à produção de textos para vestibulares/seriados/ENEM, estimular a interpretação de quaisquer enunciados e gêneros com base em propostas oficiais dos concursos seletivos.

  • La Salle Aventura
    Fechar

    La Salle Aventura

    O Projeto La Salle Aventura foi idealizado com o objetivo de promover interação, momentos de lazer e formação humana aos estudantes do Ensino Médio. É realizado anualmente com todas as séries do Ensino Médio em local próximo à cidade que ofereça a estrutura para desenvolver esportes da natureza. Entre as atividades propostas estão: Boia-cross, Biribol, Estafetas, Futebol Cooperativo, Vôlei de Areia, Tirolesa, Caça ao Tesouro, Lona Molhada, Piscina e Slackline.

  • Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
    Fechar

    Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)

    O Colégio La Salle Toledo assume um papel importantíssimo no combate ao bullying, não só como órgão educacional, mas como extensão da família das vítimas de bullying. O Programa de Combate à Intimidação Sistemática objetiva: Promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática ou constrangimento físico e psicológico cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes da escola; Instituir práticas de conduta e orientação aos pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores; Evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil; Cumprir  a Lei nº 13.185 – 6/11/2015 - Presidência da República - que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo o território NACIONAL.