Educação Infantil

Educação Infantil

A construção do conhecimento acontece por meio de atividades lúdicas, que estimulam as descobertas, a curiosidade, a capacidade motora e cognitiva da criança. Nesse sentido, a Educação Infantil busca desenvolver integralmente a criança, respeitando os níveis físico, psíquico e espiritual e as dimensões ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social. Além disso, oferece condições adequadas para um crescimento equilibrado, garante a aquisição de novos conhecimentos e desperta as potencialidades da criança.

Nossa instituição promove a aprendizagem lúdica como exercício prático da sociabilidade, do companheirismo, da cooperação, da criatividade, da convivência e da expressão da religiosidade, embasados na autoconfiança, na autonomia e no fortalecimento da autoestima.

 

Níveis de Ensino:

  • Creche II: dois anos completos ou a completar até o dia 31 de dezembro do corrente ano letivo;
  • Creche III: três anos completos ou a completar até o dia 31 de dezembro do corrente ano letivo;
  • Pré-escola I: quatro anos completos ou a completar até o dia 31 de dezembro do corrente ano letivo;
  • Pré-escola II: cinco anos completos ou a completar até o dia 31 de dezembro do corrente ano letivo.

Somos La Salle Toledo

Sou muito segura em manter meus dois filhos no La Salle Toledo, porque além de ser uma escola que prioriza o contato com a natureza, também está muito atenta à transformação digital que o mundo está vivendo. Tenho segurança de ver que a escola está preparando pessoas para um futuro mais rápido, flexível e dinâmico.

Débora Steiner

A Educação Infantil do La Salle proporciona aos pais (muitas vezes ansiosos) tranquilidade. Sabemos que ao deixar nossos filhos na Escola, estarão bem acolhidos, estimulados e orientados da melhor forma possível. Os valores de família, educação e amor a Deus transmitidos em casa, são reforçados na Escola. Esta cumplicidade entre a família e a Escola é essencial para que, no futuro, nossos filhos tornem-se cidadãos de bem, contribuindo assim para uma sociedade mais justa.

Andréa de Cássia Sincero Sá e André Aguiar Sá

Quando decidi colocar meu filho na escola, procurei um ambiente que apresentasse além da educação de qualidade, um lugar seguro e de confiança. Busquei também uma estrutura onde meu filho tivesse contato constante com a natureza. O Colégio La Salle preencheu todos os requisitos. No La Salle somos recebidos com respeito, carinho e profissionalismo, as professoras são muito dedicadas e cuidam do meu pequeno com muito amor. A escola é um ambiente de crescimento e o meu filho está cada dia se desenvolvendo mais e mais graças a dedicação de toda Lassalista.

Ana Paula Zeni Bressan Bento

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Contação de Histórias
    Fechar

    Contação de Histórias

    As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Estão relacionadas ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir e de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um dos nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante proporcionar a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação do repertório cultural. Isso é possível por meio do contato diário com pequenos textos, desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de leitura. Essa iniciativa considera o desenvolvimento de habilidades por meio da observação e da prática, que possibilitam contar histórias, viver momentos lúdicos movidos pela imaginação. Portanto, o hábito de ouvir histórias também considera o respeito à pessoa que se dispõe a contar.

  • Horta na Escola
    Fechar

    Horta na Escola

    O contato com a terra no preparo dos canteiros proporciona inúmeras descobertas de formas de vida que convivem nesse espaço. O contato com as sementes que brotam, a prática diária do cuidado, o ato de regar, plantar e cultivar, é um exercício de paciência. Além disso, altera a relação das pessoas com o meio ambiente, estimula a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza e com o ambiente escolar. O projeto proporciona momentos de conscientização dos alunos quanto às práticas alimentares mais saudáveis, fortalece culturas gastronômicas das diversas regiões do país e discute a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos. Os alunos plantam as sementes escolhidas junto à professora, preparam os canteiros e, em dia estabelecido, colocam a semente na terra. Sendo assim, durante todo o ano letivo, pelo menos uma vez ao dia, as crianças se deslocam até a horta para regarem as sementes que em poucos dias começam a germinar. Desse modo, as crianças podem observar diariamente o crescimento de cada plantinha. As colheitas também são feitas pelos alunos e levadas ao refeitório para serem preparadas e servidas nas refeições diárias. A satisfação e o orgulho de terem ajudado na produção deste plantio faz com que aumente o estímulo e a vontade de degustar alimentos saudáveis.