Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Neste nível de ensino, os estudantes adquirem conhecimento sobre a realidade física, social, cultural, política, tecnológica, artística e espiritual. Por meio das Metodologias Ativas, o desenvolvimento do raciocínio e a construção do senso crítico são priorizados, desse modo, a percepção de situações do cotidiano são associadas ao domínio cognitivo. No Ensino Fundamental, do Colégio La Salle, o estudante protagoniza o aprendizado de forma ativa, participa de projetos que envolvem uma proposta metodológica diferenciada em desafios constantes. O propósito, sobretudo, é promover a interação entre o conhecimento e a motivação para resultar em um aprendizado significativo, o qual visa à formação integral dos estudantes.

 

Níveis de Ensino:

  • Fundamental I: 1º ao 5º ano
  • Fundamental II: 6º ao 9º ano

Somos La Salle Toledo

Eu gosto de estudar no La Salle porque tenho muitos amigos aqui. Adoro as aulas de Ciências e Educação Física. Os professores ajudam sempre que precisamos e fazem muitas atividades diferentes pra deixar a aula mais interessante. Acho muito legal estudar no La Salle!

Beatriz Coppini Baierle

Estudo no La Salle há 10 anos, é a mesma Escola onde estudaram minha avó e meus pais. O La Salle nos transmite valores, reforça o interesse pelo estudo de várias formas, utiliza metodologias ativas, oferece experiências de tecnologia moderna e os professores estão sempre dispostos a fazer o máximo para o nosso aprendizado. Admiro também a infraestrutura do Colégio, que possui Laboratório de ciências e informática, anfiteatro, campos, capela e ginásio de esportes, onde treino basquetebol. Aqui eu vivi muitas experiências marcantes e fiz amizades que duram até hoje.

Marina Basso

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Meio Ambiente
    Fechar

    Meio Ambiente

    A consciência ambiental consiste na aplicação do conhecimento com participação social responsável. Nesse contexto, transforma-se o ato de aprender sobre os recursos naturais no exercício da corresponsabilidade por um mundo mais sustentável. Para tanto, é organizado um trabalho reflexivo e prático sobre o meio ambiente com base em programas de conscientização e divulgação de atitudes como a coleta seletiva de lixo, tanto na escola quanto na comunidade.

  • Conhecendo Toledo
    Fechar

    Conhecendo Toledo

    O intuito deste projeto é apresentar a história do município de Toledo aos estudantes. Para tanto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, os estudantes conhecem o Museu Histórico Willy Barth para compreender as reminiscências histórico-culturais herdadas dos pioneiros do município. A propósito disso, é possível reconhecer as mudanças ocorridas através dos tempos, os efeitos das tecnologias sobre a natureza e seu reflexo no cotidiano da população. As atividades do Projeto Conhecendo Toledo também visam compreender os espaços geográficos do município, resgatar a história da emancipação política, valorizar e preservar o patrimônio público e, por fim, reconhecer o significado da ação do homem na natureza. Ademais, o projeto intenciona explicar as funções do poder Executivo, Legislativo e Judiciário aos estudantes.

  • Pais na Escola
    Fechar

    Pais na Escola

    A família e a escola compõem uma parceria que alicerça princípios e critérios na aprendizagem. Por essa razão, o Projeto Pais na Escola se efetiva na participação de pais de estudantes, que colaboram com a aprendizagem, por meio da troca de experiências cotidianas de suas profissões e o respectivo conhecimento. Nesses momentos, a contribuição das famílias é essencial para consolidar o pleno desenvolvimento dos filhos para dialogar sobre conteúdos explorados na escola e aplicados na realidade.

  • O Mundo dos Contos
    Fechar

    O Mundo dos Contos

    Os contos literários fazem parte do imaginário infantil. Sejam lidas ou contadas, as histórias infantis alimentam a criatividade dos pequenos leitores. No Colégio La Salle Toledo, os estudantes selecionam seus contos favoritos, conhecem novos gêneros textuais e os aplicam em distintos contextos de produção. Por fim, por meio de oficinas com base em Metodologias Ativas, ainda é possível se divertirem, dramatizando narrativas, fazendo maquiagens e cosplays muito criativos.

  • Incentivo à Leitura
    Fechar

    Incentivo à Leitura

    Mais do que revitalizar o repertório sociocultural, a leitura aprimora a habilidade de interpretar o mundo. Além disso, instiga a sensibilidade e predispõe o estudante a descobrir-se por meio da identificação com personagens e distintos enredos. O Projeto de Incentivo à Leitura realizado na Biblioteca do Colégio La Salle, conta com um acervo de mais de 11 mil títulos e com a maior plataforma do país – a Árvore de Livros. Nesse contexto, o Projeto Café Literário envolve os estudantes em apresentações de obras literárias, dramatizações e desafios surpresa. Esse momento é acompanhado por um delicioso café e quitutes, em que todos os participantes conhecem autores diversos, divertem-se e complementam o conhecimento de modo lúdico e criativo.

  • Teatro e Literatura Viva
    Fechar

    Teatro e Literatura Viva

    O Projeto Teatro e Literatura Viva, aplicado aos 9º anos do Ensino Fundamental, proporciona aos estudantes a habilidade de construir roteiros de peças teatrais, organizar cenário e criar uma trilha sonora, para por fim, dramatizar contos clássicos da literatura infanto-juvenil. Os grupos apresentam, de forma interativa peças teatrais a todos os estudantes do Colégio La Salle Toledo. O intuito é promover a sensibilidade pela arte cênica, o despertar lúdico, a criatividade, a oralidade e a postura de palco.

  • Robótica
    Fechar

    Robótica

    O Projeto Robótica na Escola tem por objetivo acompanhar as inovações tecnológicas, considerando que essa área proporciona distintas possibilidades de interdisciplinaridade. Ademais, envolve conhecimentos de mecânica, cinemática, automação e informática, as quais são utilizadas como recursos pedagógicos para propor um ambiente educativo agradável. O Projeto Robótica desenvolvido no Colégio La Salle Toledo visa à atualização de meios que agreguem, na forma de Metodologias Ativas, situações que instiguem a curiosidade, ao mesmo tempo em que, proporcionem adequabilidade aos problemas da atualidade. É preciso considerar que, na aprendizagem, o estudante deve ser habilitado a buscar de forma autônoma o conhecimento empírico e científico.