05/05/2020

A tecnologia como potência educativa

Realidade que integra a intencionalidade pedagógica

O momento de emergência sanitária nos coloca diante de uma situação inigualável, que exige da comunidade educativa lassalista estratégias de enfrentamento e adaptação. Em se tratando de processo educativo, o momento requer práticas que reduzem impactos ao ano letivo sem desconsiderar a ameaça iminente à saúde pública.

É preciso considerar que esta realidade é, de fato, desafiadora, por isso, precisamos lidar com este contexto de modo a nos engajarmos à prevenção, à mudança de hábitos e à readaptação da rotina escolar. Nesse sentido, a tecnologia também permite desenvolver a habilidade da resiliência e, assim, conduzimos a rotina educativa de forma on-line, na qual buscamos aplicativos que correspondessem à qualidade na educação, que sempre prezamos, explica o diretor lassalista, Irmão André Muller.

O Colégio La Salle, desde que as autoridades sanitárias suspenderam as aulas presenciais, disponibilizou aos seus estudantes, atividades domiciliares. Para colocar em prática essa proposta de trabalho, nesse período de pandemia, foram adquiridas ferramentas da plataforma educacional Google for Education. Com esse suporte, o investimento na formação continuada dos professores foi e vem sendo um diferencial, justo porque é necessário revitalizar a capacidade de aprender, desaprender e reaprender.

No Colégio La Salle, as ferramentas tecnológicas viabilizam aulas interativas e também proporcionam o contato da escola com as famílias. Por isso, é essencial reconhecermos, à luz da modernidade, que equipamentos, softwares e mídias contribuem para o aperfeiçoamento das práticas educativas e, na mesma proporção, perpetram relações sociais. Assim, a Inteligência Artificial e Internet das Coisas, visualizadas e consagradas para um futuro próximo, tornaram-se uma condição imediata, bem porque a pandemia nos compeliu para uma reorganização.

Ademais, as tecnologias nos colocam diante da realidade de adaptar o projeto pedagógico. “Não são apenas recursos de pesquisas ou hiperlinks.  A rede de conhecimento que está ao nosso alcance, permite aprimorarmos a intencionalidade pedagógica. A tecnologia, nessa prática, não é apenas um canal, dotado de uma função específica, mas se compõe de uma organização dinâmica e integrada ao fazer pedagógico. É um processo contínuo e, inegavelmente produtivo para todas as gerações – educadores, pais e estudantes. Estamos firmemente engajados no sentido de aproveitarmos toda essa potência educativa”, defende a Supervisora Pedagógica Eliane Reichel.