30/08/2019

Voluntariado – potencializar mudanças na sociedade

No Brasil, o dia 28 de agosto de 1985, foi instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado (DNV), por meio da Lei Nº. 7.352. Os voluntários atuam em mais de 100 campos profissionais para manter a paz, trazer alívio em situações de emergência, proteger o meio-ambiente e defender os Direitos Humanos. No Colégio La Salle Toledo, o engajamento ao voluntariado acontece em diferentes Projetos Pedagógicos, que resultam em autoconfiança a quem se envolve e contribuem ao bem-estar coletivo e, acima de tudo, também abrem oportunidades a todos.

Nesse sentido, a estudante Sofia Isadora Cielo, do 9ºano A, considera que participar da ação voluntária Missão Jovem, foi muito importante para o seu crescimento, pois mesmo passando apenas um dia com os imigrantes, conviveu com uma cultura diversa. Ouvi relatos sobre a trajetória que eles cumpriram até chegar ao Brasil e, principalmente, o sofrimento que passaram, comenta Sofia. Os imigrantes chegam aqui e passam por muitas necessidades, precisam de conforto e atenção, pois como eles dizem, estão há muito tempo distantes de suas famílias. Foi nessa missão que aprendi a valorizar o carinho que recebo das pessoas e também a respeitar e amar o próximo.

O papel do voluntário é dar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Como expõe a estudante Rafaela Maria Stuani, do 2º Ensino Médio, o voluntariado é uma ação realizada sem esperar nada em troca. Foi com a Pajula que eu decidi participar de algumas missões e Projetos Solidários, pois a experiência de ajudar o outro e conhecer e história de vida de cada um, é muito incrível. Ajudar, para Rafaela, não é apenas fazer doações materializadas, mas também é doar carinho e conforto emocional. Não encontro palavras para descrever tudo que as ações voluntárias me proporcionam, mas confesso que cada uma delas ensina que por menor que seja o que foi feito, acolheu alguém. Tenho muita gratidão e me sinto muito realizada a cada trabalho voluntário que exerço, finaliza a estudante Rafaela.

A estudante Luiza dos Santos Gonçalves, do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio La Salle Toledo, declarou que começou a participar de missões há seis anos, desde então, muitos desses momentos marcaram a sua vida. As missões são muito gratificantes e, em todas, eu consegui visualizar a diferença que cada voluntário pode fazer na vida das pessoas. Para Luiza, um dos momentos mais marcantes foi quando no momento de visita à residência de uma senhora, ela nos relatou que passava por uma depressão e que, conversando com nosso grupo, sentiu-se acolhida. Por fim, as minhas experiências agregaram empatia e minha visão de mundo se tornou diferente, pois agora me sinto capaz de olhar para o outro verdadeiramente. Na minha primeira missão, os meus ideais eram diferentes, hoje, eu participo realmente querendo fazer a diferença, quero deixar minha marca, como o Papa Francisco disse: Nós viemos ao mundo para deixar marcas e eu quero deixar minha marca em cada uma das pessoas que eu visitar ou que eu atender.

Segundo a definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social. Essa também é a premissa dos Projetos Pedagógicos que envolvem o voluntariado, do Colégio La Salle Toledo, habilitar pessoas a desenvolver um espírito solidário com motivação pessoal. O ato de doar-se para atender às necessidades do outro é, sobretudo, tomar consciência e comprometer-se com altruísmo e solidariedade para potencializar mudanças na sociedade.