10/05/2019

Biografia interativa de La Salle é lançada

No próximo dia 10 de maio, às vésperas da Semana de La Salle — período em que é comemorada a declaração de São João Batista de La Salle como Padroeiro Universal dos Educadores — a Rede La Salle lança a versão em português da biografia internacional e digital “Caminhando Juntos”. Idealizada pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, sede lassalista em Roma, na Itália, a obra já foi publicada em quatro idiomas e, agora em sua tradução para o português, poderá ser usada como ferramenta de pesquisa para quem quer saber mais sobre a história de La Salle, bem como para os mais de 52 mil estudantes e educadores da Rede no Brasil.

A biografia foi escrita em primeira pessoa, a partir do relato do Irmão Jean Jacquot, que foi aluno lassalista, integrante da primeira geração de Irmãos e que viveu e acompanhou La Salle até seus últimos dias. Ela traz em suas páginas a bravura com que o fundador da Rede, São João Batista de La Salle, e os primeiros Irmãos Lassalistas construíram a obra que mudou a educação no mundo inteiro e que é relevante até os dias de hoje.

“Caminhando Juntos” possui nove capítulos interativos, com centenas de conteúdos complementares, ricos em detalhes e informações que contextualizam historicamente os fatos, como fotos e documentos originais. Por isso, essa obra literária dá ao leitor a liberdade de escolher em qual assunto irá se aprofundar e explorar nessa variedade de materiais extras.

Toda essa interatividade poderá ser usada como instrumento para atrair as novas gerações para o hábito da leitura, bem como para despertar o interesse pela vida e obra de La Salle, tornando-se uma fonte de inspiração para a continuidade da sua principal missão: educação acessível a todos.

Clique aqui e acesse o site para fazer o download e obter mais informações.

Entenda um pouco mais sobre a biografia

O livro, de 45 páginas de relato, traz nove capítulos com diferentes períodos da vida de La Salle, enriquecidos por conteúdos complementares sobre a sua obra. Por meio de cada capítulo são levantadas questões do contexto histórico, como: a forma como nasceu a primeira comunidade lassalista e as primeiras escolas, as dificuldades enfrentadas e, acima de tudo, a audácia com que João Batista de La Salle e os primeiros Irmãos construíram um projeto educacional comum, comprometendo suas vidas inteiramente.

Confira os capítulos e os períodos de cada passagem da obra:

Capitulo 1: “Adoro em tudo a vontade de Deus a meu respeito” (1717-1719)

Capítulo 2: “Vocações inesperadas” (1679-1686)

Capítulo 3: “Algo está nascendo” (1686-1689)

Capítulo 4: “Lançando as bases” (1690-1691)

Capítulo 5: “Juntos e por associação” (1692-1694)

Capítulo 6: “Associados para as Escolas Cristãs” (1695-1701)

Capítulo 7: “Contradições no caminho” (1702-1710)

Capítulo 8: “Os caminhos de Deus” (1711-1714)

Capítulo 9: “O futuro do Instituto está em nossas mãos” (1714-1717)

Obs.: Cada capítulo é acompanhado de um resumo do conteúdo.

Os conteúdos complementares são encontrados ao longo do texto e tem a finalidade de auxiliar o leitor a obter um melhor entendimento sobre a história. São compostos por: meditações e documentos lassalistas; apresentação dos 15 primeiros Irmãos; mais de 40 notas históricas; imagens e notas de referência.