01/03/2019

MOCHILA ESCOLAR: adequações à postura do estudante

É importante que os pais orientem seus filhos a respeito do material transportado na mochila escolar. Nesse sentido, as coordenações expuseram aos estudantes informações significativas quanto ao transporte de materiais:

1. A mochila não deve ser maior do que as costas da criança e as duas alças devem ser usadas para suportar o peso;
2. A mochila de rodinha é uma opção, desde que também não exceda o peso e, que seja observada a postura ideal;
3. O lanche deve ser levado em separado dos materiais didáticos;
4. É importante avaliar o que está sendo levado à escola, por exemplo, dois estojos, objetos não usados como material pedagógico ou até brinquedos;
5. O horário de aulas deve ser rigorosamente observado para não haver acúmulo de livros e cadernos;
6. Escolher uma mochila sem muitos bolsos também é uma alternativa que deve ser considerada, pois, quanto mais bolsos, mais objetos serão transportados por escolha da criança.

Nas últimas semanas, a coordenação do Colégio La Salle intensificou as orientações a respeito do peso da mochila. Mas, durante verificações em sala de aula, observou-se que uma parcela significativa dos estudantes transporta material desnecessário e, além disso, não acompanha o horário de aulas, assim, livros e cadernos que não serão usados no momento, acabam por se acumularem como peso extra, assim, as orientações também farão parte da rotina da sala de aula. É preciso considerar que a época de retorno às atividades escolares é sempre acompanhada de muitas novidades e, logo, as mochilas vêm repletas de materiais não necessários.