05/12/2017

Conhecimento e valores, uma fórmula de sucesso!

Um profissional criativo, inovador e ético precisa ter empatia pelo mundo e pelas pessoas e isso passa pela formação integral do estudante

Ao longo de seus 60 anos, o Colégio La Salle Toledo construiu uma história de formação dos seus estudantes para serem profissionais éticos, socialmente comprometidos e criativos. E mais uma vez, o La Salle Toledo olha para o futuro e abraça esse desafio.

“Temos uma responsabilidade grande com o conhecimento, mas o conhecimento imbuído de valores. Assim, acreditamos que nossos alunos serão profissionais competentes, inovadores e que contribuirão para um mundo melhor”, afirma o diretor do colégio Alvaro Wermann.

A união do conhecimento e dos valores sociais se traduz em resultados. Em Toledo, o La Salle Toledo é líder do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nos últimos cinco anos consecutivos é o número 1 – resultado da média geral do desempenho dos seus estudantes.

No quesito vestibular, seus alunos têm garantido aprovação nas melhores universidades federais, estaduais e privadas do país. E recentemente o estudante Igor Sardo esteve entre os 77 alunos do país com a nota máxima na redação do ENEM.

Protagonistas do conhecimento

O Colégio La Salle Toledo repensa constantemente a educação, e desta forma se prepara para a transição da sua matriz curricular. “Nossa matriz está focada nas habilidades e competências. E isso requer uma mudança na sala de aula. Nosso desafio é fazer com que o aluno seja o protagonista do seu conhecimento e o professor o mediador. Este referencial é da Rede La Salle”, conta a coordenadora pedagógica Juraci Casagrande.

O diretor Alvaro Wermann entende que, nesta adequação da metodologia, é importante transformar o entendimento do uso das tecnologias. “Quando falamos no cuidado que devemos ter com o conhecimento, estamos falando da metodologia. Além de propormos uma inversão em que o aluno seja o protagonista, também estamos dizendo que a tecnologia é um instrumento e não o fim”.

Hoje a tecnologia é apresentada como inovadora, mas a forma do ensino ainda é antiga. “Não queremos que a lousa digital só ocupe lugar do quadro tradicional e o giz. Estamos trabalhando para que a tecnologia possa significar o conhecimento. Não importa se é tablet, celular, site ou um aplicativo. O importante é como eles contribuem no processo da vivência e da aplicação do conhecimento”, esclarece Wermann.

A habilidade de pensar e criar

O contato com a natureza e o progresso intelectual e social de crianças e adolescentes são objetos de diversos estudos, e no geral, eles apontam que a natureza é um elemento fundamental para o desenvolvimento das habilidades de pensar e criar.

O Colégio La Salle Toledo sempre soube disso, e por isso preserva uma área verde com majestosas árvores nativas e frutíferas, onde crianças e adolescentes se deliciam ao saborearem frutos, ao observarem os quero-queros, as flores ou a horta, que eles mesmos cultivaram. “Este espaço sempre ocupou uma posição estratégica na nossa metodologia. Entendemos que vivemos um momento carente de emoções e criatividade, e isto é base para a formação das pessoa, socialmente e profissionalmente. O contato com a natureza fortalece ainda mais a nossa proposta, pois o protagonismo passa pelo exercício do pensamento e a capacidade de criar novos conhecimentos”, explica Juraci Casagrande.

No Colégio La Salle Toledo, não só os alunos têm o privilégio deste espaço verde. Todos os finais de semana cerca de 40 famílias passam pelo espaço para lazer e prática de esportes. Além dos tradicionais encontros da Família na Escola, que é uma verdadeira celebração dos valores Lassalistas.

Parceiros de Jornada

O Ensino Médio do Colégio La Salle Toledo se diferencia pela formação ampla de uma escola em tempo integral, com disciplinas eletivas, monitorias com atendimento e estudo individual e em grupo, cursos livres e práticas de esportes e lazer. “trabalhamos com 29 disciplinas do Ensino Médio, sendo 16 de formação básica e 13 eletivas que são trabalhadas semestralmente. O mínimo que os estudantes cumprem é seis eletivas durante os 3 anos e, havendo vagas, podem buscar outras que tenham interesse”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Eliane Reichel.

A escola prepara os alunos para enfrentarem os vestibulares de todo o país, o ENEM e os seriados. “Estamos sempre presentes nesta preparação. Estimulamos os alunos a participarem dos processos seriados, porque além de oportunizar uma vaga no final do Ensino Médio, ele serve de referencial para se prepararem e mensurarem o seu conhecimento ao longo de sua formação, e ainda aprendem a lidar com o seu emocional, cuidado tão importante nesta fase”, avalia Eliane.

A relação próxima e humana do Colégio La Salle Toledo não é apenas uma estatística, ela se concretiza na saudade manifesta pelos ex-alunos, e alguns deles retornam como professores, compartilhando este modo de ensinar e aprender no tripé conhecimento, valores sociais e criatividade.

Mais movimento, menos sala

Este é o lema de todos os níveis escolares Lassalistas, mas para os pequenos isto representa uma grande aventura, que pode ser embaixo do pé de amora, que num piscar de olhos se transforma numa selva, um lugar desafiante e cheio de leões onde só podem ficar os corajosos. Esta foi a definição dada por crianças do Colégio, enquanto colhiam amoras no Dia da Família na Escola.

Juraci Casagrande traduz: “Temos um cuidado enorme com a Educação Infantil, oferecemos muita ludicidade para que as crianças compreendam o mundo. Trabalhamos para que a cada dia tenhamos menos sala de aula e mais movimento, porque acreditamos que isto resulta em um universo mais rico e encantador para os pequenos”.

Colégio La Salle Toledo: Faça parte dessa história!