16/05/2016

Colégio La Salle São Carlos celebrou seu Padroeiro

Entre os dias 9 e 15 de maio, as escolas da Rede La Salle no Brasil e no Chile celebraram a semana de seu padroeiro, São João Batista de La Salle. No Colégio La Salle São Carlos foi desenvolvido um vasto programa de atividades, preparado e orientado pela Equipe de Pastoral, com participação de professores e alunos, de segunda a sexta-feira. A Semana de La Salle foi aberta na manhã de segunda-feira, dia 9 de maio, com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, logo após o canto do Hino Nacional e do hasteamento das bandeiras, com presença do Lassalinho.

Durante a semana, na primeira aula de cada dia, tanto de manhã como de tarde, se realizou momento de reflexão com cada turma de alunos; na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, orientada pela professora, e no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, pelo aluno delegado de Pastoral da turma. Na quarta-feira também houve momento de reflexão e oração com os auxiliares de serviços gerais, e no momento do recreio, com os professores.

Outra atividade marcante foi, na quinta-feira, a confecção de cartazes com alguma imagem lassalista, usando a técnica do mosaico, envolvendo todos os alunos das turmas do EF 2 e do EM. À tarde houve um momento mariano no Teatro La Salle, com entronização da imagem de Nossa Senhora da Estrela, padroeira do Instituto. Participaram do ato os membros do Grupo de Convivência La Salle (terceira idade) e o grupo de alunos da Catequese Eucarística, orientados pela Prof. Isabel Cristina Carrara.

Também foi realizada durante a semana entre os alunos uma ação solidária, que consistiu na coleta de shampoo e detergente, que na sexta-feira foi entregue a três entidades assistenciais da cidade: Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, Abrigo Helena Dornfeld e Núcleo Guardiões do Amor “Cantinho de Luz”.

Quem foi La Salle?

São João Batista de La Salle viveu na França entre 1651 e 1719. Foi canonizado a 24 de maio de 1900 pelo papa Leão XII, e declarado Padroeiro universal dos Educadores a 15/05/1950 pelo papa Pio XII.

La Salle e seus primeiros Irmãos conseguiram com êxito criar em diversas cidades da França uma rede de escolas de qualidade. Essas escolas se diferenciaram pelo uso da língua vernácula, alunos organizados por níveis e resultados, formação religiosa baseada em temas originais preparada por verdadeiros mestres, e pela responsabilização dos pais na educação de seus filhos.

São João Batista de La Salle foi pioneiro na organização de centros de formação para professores, escolas de aprendizagem para delinquentes, escolas técnicas, escolas secundárias de idiomas modernos, artes e ciências. Sua obra se estendeu rapidamente na França e, depois de sua morte, por todo o mundo.

Atualmente a rede de Escolas La Salle está presente em quase 80 países, nos cinco continentes do mundo. No Chile desde 1877, e no Brasil desde 1907, que desde janeiro de 2012 conformam a Província La Salle Brasil-Chile, atendendo a mais de 55 mil alunos com o trabalho de mais de 3 mil educadores.

Irmão Hugo Bruno Mombach – Jornalista Reg. 4065 DRT-RS