Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil promove a estimulação precoce das crianças e contribui muito para o seu aprendizado futuro, na formação do indivíduo, e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade, pois transmite valores, regras, atitudes, dentre outros que são essenciais e os quais serão lembrados e utilizados por toda a vida.

A construção do conhecimento acontece por meio de atividades lúdicas que estimulam as descobertas, a curiosidade e as capacidades motoras e cognitivas da criança e o contato com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

A Educação Infantil em nosso Colégio é dividida da seguinte maneira:

  • Creche III – 3 anos de idade – nascidos até 30/06/2015
  • Pré I – 4 anos de idade - nascidos até 30/06/2014
  • Pré II – 5 anos de idade - nascidos até 30/06/2013

Somos La Salle São Carlos

O que sempre nos chamou a atenção no La Salle foi sua estrutura, porém quando nossos filhos começaram a fazer parte dessa família, fomos surpreendidos pela competência, carisma e dedicações dos funcionários e principalmente dos educadores. Nossos meninos se sentem muito bem nessa escola e isso cada vez mais atesta que fizemos a escolha certa. Sem sombra de dúvidas, o La Salle está entre as melhores escolas do Brasil.

Richard Varotto e Vanessa Varotto Pais dos alunos, Henrique e Victor do Creche III e 1° C

Optamos este colégio pela formação acadêmica, proporcionada pelos seus professores e valores lassalistas que irão formar profissionais competentes e pessoas do bem.

Roberto Aquino de Azevedo e Daniele Cristina de Souza Pais dos alunos, Nicolas e João Pedro do Pré II e 6° C

Escolhemos a escola por indicação de outra família. Assim que visitamos gostamos muito do espaço físico e da proposta pedagógica, por isso optamos por matricular nossa filha mais velha, Izabela. Nós gostamos muito da escola e a Izabela ainda mais. Ela se dá muito bem com os colegas e professores e tem aprendido bastante.

Mariana Prado Borges e Eduardo Marques Moreira. Pais da aluna, Izabela do Creche III A

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Hoje é dia do que?
    Fechar

    Hoje é dia do que?

    O intuito deste projeto é a conscientização histórico cultural, o desenvolvimento do ser humano e o resgate de costumes e tradições esquecidas pelo tempo. Promove o envolvimento do aluno em atividades que despertam seu interesse pela sociedade e suas transformações, através da celebração de datas comemorativas cívicas, políticas e religiosas.

  • Mascote da Turma
    Fechar

    Mascote da Turma

    Este projeto é desenvolvido em parceria com as famílias e tem origem a partir de um personagem da literatura infantil do acervo da escola. Promove o auxílio na compreensão e abstração de sentimentos, boas maneiras e virtudes como: amor, zelo, coragem, honestidade, respeito e companheirismo. Além de desenvolver vínculos de pertencimento ao grupo, responsabilidade e compromisso com bens coletivos.

  • Leituras
    Fechar

    Leituras

    É um projeto desenvolvido pela biblioteca em parceria com o professor, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura através da exploração de diferentes narrativas e a utilização de recursos lúdicos. Destacamos entre tantos benefícios para o nosso aluno, a familiaridade com o mundo da escrita, ampliação do vocabulário, repertório e aprimoramento da capacidade interpretativa. 

  • Mostra do Conhecimento/Cultural
    Fechar

    Mostra do Conhecimento/Cultural

    A Mostra do Conhecimento/Cultral tem como objetivo despertar nos alunos a busca pelo conhecimento. Cada turma desenvolve a atividade orientada por sua professora conselheira ou pela professora de música. Em data prevista, a comunidade educativa é convidada a visitar a exposição e/ou a presentação dos trabalhos preparados pelos alunos.

  • Motricidade e ritmo
    Fechar

    Motricidade e ritmo

    O projeto Motricidade e Ritmo promove a percepção do movimento e do ritmo como mais do que um simples deslocamento do corpo no espaço: por meio das danças, músicas e as brincadeiras diárias, constitui-se uma linguagem que permite à criança agir, atuar e se expressar sobre o meio físico e o ambiente humano.  Os movimentos expressam sentimentos, pensamentos, atitudes e contribuem para o desenvolvimento auditivo e global das crianças, pois nessa fase as crianças necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar conceitos.

  • Sustentabilidade
    Fechar

    Sustentabilidade

    Este projeto visa a conscientização dos alunos em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, seus ciclos e sua importância para a vida. Será desenvolvido, proporcionando aos alunos, uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

  • Salada de frutas
    Fechar

    Salada de frutas

    Tendo em vista a dificuldade (resistência) da maioria das crianças em consumir frutas rotineiramente é que o tema alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados, propõe-se oportunizar atividades que envolvam e estimulem o aluno a experimentar, valorizar e desenvolver hábitos para uma alimentação saudável. A proposta visa desenvolver bons hábitos alimentares de uma forma atraente, lúdica e criativa.

  • Programa de Educação Bilíngue
    Fechar

    Programa de Educação Bilíngue

    Visando proporcionar aos nossos alunos o desenvolvimento das competências essenciais para o século XXI, o Colégio Diocesano La Salle São Carlos, em parceria com a International School, implantou um programa diferenciado para o ensino da Língua Inglesa, o Bilingual Program.

    O programa traz uma proposta pedagógica que proporciona ao aluno um aprendizado significativo e estimulante, vivenciado de forma lúdica e dinâmica, que auxilia no desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores.

    O aluno também é preparado para os exames de proficiência na Língua Inglesa da Universidade de Cambridge, o que abrirá futuramente muitas portas na carreira do seu filho, tendo em vista que estes exames são reconhecidos internacionalmente.