Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental prioriza o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O Ensino Fundamental em nosso Colégio é dividido da seguinte maneira:

  • Fundamental I - 1° ao 5° ano
  • Fundamental II - 6° ao 9° ano

Somos La Salle São Carlos

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Agenda Cultural
    Fechar

    Agenda Cultural

    O Colégio propõe uma “Agenda Cultural” e a intenção é levar os estudantes para conhecerem, ao longo dos seus anos de estudo, instituições ou localidades culturalmente significativas, de São Carlos e região.

  • Olimpíada La Salle
    Fechar

    Olimpíada La Salle

    Uma das atividades mais esperadas do ano,
    além das atividades esportivas e culturais,
    a Olimpíada La Salle desenvolve o papel
    social dos estudantes, por meio de ações
    solidárias com arrecadação de alimentos
    e higiene pessoal destinadas às entidades
    filantrópicas da cidade de São Carlos.

  • Projeto de Vida
    Fechar

    Projeto de Vida

    Visa o autoconhecimento (conhecer, entender, lidar e controlar suas emoções; conhecer seus gostos; estabelecer objetivos e metas para a sua vida pessoal, acadêmica, profissional e cidadã); desenvolver o protagonismo e promover o empreendedorismo social, de diversas formas.

  • Contação de História
    Fechar

    Contação de História

    A “contação” de história é um projeto que acontece de forma lúdica (com bonecos, fantoches, figuras, etc.). Posteriormente, é feita uma reflexão e interpretação do tema trabalhado, buscando o melhor entendimento do mesmo, o encantamento pela literatura infantil e, consequentemente, o gosto pela leitura.

  • Sustentabilidade
    Fechar

    Sustentabilidade

    O projeto dará prioridade para o entendimento sobre a importância da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. São destaques, o consumo consciente dos recursos do planeta e a reciclagem do lixo. Com as atividades propostas, o objetivo é que os alunos adquiram diversidade de experiências e possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente, assumindo, de forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

  • Motricidade e Ritmo
    Fechar

    Motricidade e Ritmo

    Este projeto visa a percepção do movimento e do ritmo como mais do que um simples deslocamento do corpo no espaço: por meio das danças que envolvem o carnaval, a festa de encerramento do ano letivo e as brincadeiras diárias, constitui-se uma linguagem que permite à criança agir, atuar e se expressar sobre o meio físico e o ambiente humano.

  • Oficina da Escrita
    Fechar

    Oficina da Escrita

    Desenvolvida na disciplina de Redação, com o objetivo de que o aluno pratique a escrita, em um trabalho contínuo, incorporando diversidade textual no seu processo de produção, sendo orientado a planejar, escrever, revisar e reescrever um texto. Essas etapas são fundamentais para aprimorar a produção escrita.

  • Mostra Cultural
    Fechar

    Mostra Cultural

    Com o intuito de valorizar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, apresentamos anualmente uma Mostra Cultural, oportunizando a socialização dos conhecimentos e produções construídas por nossos alunos, de forma coletiva e individual, aos familiares e comunidade escolar como um todo. Dessa forma, faz-se possível compartilhar as vivências, o crescimento, as superações e os talentos dos alunos.

  • Respeito às Diferenças
    Fechar

    Respeito às Diferenças

    O projeto tem como objetivo principal o relacionamento interpessoal, isto é, o relacionamento sem preconceitos, respeitando as diferenças e as semelhanças. Cuidar para que as crianças aprendam a lidar com a diversidade desde cedo é um constante trabalho na escola, desenvolvido de forma positiva e ressaltando a importância da amizade, convivência e relacionamento interpessoal com as pessoas independentemente de cor, raça, crenças e deficiências.