O Ensino Médio prioriza a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico - tecnológicos dos processos produtivo, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Ser lassalista é viver em uma familia, feliz de verdade, capaz de transformar o mundo sem medo de seguir seus sonhos.
Heitor Braz Cassanta Aluno da 2ª Série do Ensino Médio C
Ser lassalista é ter certeza de que faço parte da mudança que o mundo precisa.
Julia Mattos Aluna da 3ª Série do Ensino Médio A
Ser lassalista é aprender a respeitar o próximo pelas suas diferenças.
Ana Clara Silva Barros Aluna da 3ª Série do Ensino Médio C
Estudar no Colégio Diocesano La Salle é aprender e ter certeza de que meus sonhos se realizarão.
Bruno De Cico Bataglia Cornicelli Aluno do 3ª Série do Ensino Médio B
“#antenaliterária” é um projeto que objetiva o melhor preparo dos alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio para os vestibulares das principais universidades públicas do país e, para isso, é analisada, juntamente com os alunos, mensalmente, cada uma das exigidas obras literárias, destacando pontos relevantes sobre o autor, a obra e a sociedade da época. O aluno, com a leitura já feita, ampliará seu universo de conhecimento através de uma análise mais profunda de cada uma das obras e a resolução de exercícios dos mais importantes vestibulares.
Consiste em exibição de filmes com temas que são cobrados nos principais vestibulares e ENEM. Posteriormente é feito o debate e análise crítica.
O objetivo é possibilitar ao aluno o desenvolvimento do senso crítico a partir de temáticas abordadas em aula, que capacitem o aluno a realizar reflexões e que enriquecem seu conteúdo cultural.
O projeto é desenvolvido da seguinte forma:
São 4 palestras durante o ano, uma por bimestre, onde os alunos receberão orientações a respeito dos vestibulares das principais universidades públicas (Unesp, USP, UniCamp e ENEM). Após a apresentação da palestra, teremos profissionais que irão falar da sua profissão. Os alunos poderão escolher a profissão que vão querer receber as informações e tirar suas dúvidas.
O projeto é desenvolvido em 4 etapas:
1ª Etapa: Desenvolvimento das habilidades e competências cobradas pelo ENEM durante as aulas e atividades desenvolvidas por todos os professores, de todas as disciplinas.
2ª Etapa: Cine La Salle: Consiste na exibição de filmes com temas que são cobrados nos grandes vestibulares e no ENEM e posteriormente é feito o debate.
3ª Etapa: Aplicação de Simulados COC ENEM, somente para alunos da 3ª série EM.
4ª Etapa: Aulão Pró-ENEM.
Os simulados são introduzidos de forma gradativa ao longo das séries, sendo aplicados os Simulados do COC e os Simulados propostos pela Rede La Salle.
No simulado, as perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas.