Quem somos

O Colégio Diocesano La Salle São Carlos foi fundado no dia 07 de março de 1923, que inicialmente funcionou como uma escola primária particular. Em 1925 a Mitra Diocesana de São Carlos construiu uma ala com mais salas de aula, com isso a escola primária se transformou em Ginásio e internato.

Em 1953 iniciou o Curso Colegial e o Internato foi fechado. Mas, o prédio estava precário e situação financeira instável. Diante desta situação, a Mitra Diocesana fez a doação do prédio e do terreno para o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas).

Em 1957 os Irmãos Lassalistas iniciaram as atividades pedagógicas e a construção de um novo prédio. A escola foi denominada Centro Educacional Diocesano La Salle, nome jurídico que conservou até 2009. A partir de 2010, passou a ser denominada Colégio Diocesano La Salle São Carlos, nome jurídico que conserva até os dias atuais. A inauguração do novo prédio ocorreu no ano de 1962.

No ano de 1964 foi criado o Curso Técnico em Contabilidade, o primeiro curso para moças e rapazes, até então, no colégio somente estudavam rapazes. Atualmente a escola oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além das atividades curriculares prescritas, a escola promove atividades religiosas de catequese e Pastoral da Juventude Lassalista e atividades artísticas, esportivas e culturais.

Os educadores lassalistas têm, a partir da fé cristã, uma visão de ser humano e de sociedade. Esta visão é colocada como a grande utopia que nos atrai e para a qual, de modo bem orquestrada, caminhamos. É fundamental que, ao integrar a Comunidade Educativa Lassalista, cada família, aluno e profissional conheça e aceite colaborar na busca desta utopia.

O desenvolvimento integral do educando condiciona toda a vida da Escola Lassalista: as relações humanas, a escolha e o tratamento dos conteúdos das disciplinas escolares, a metodologia a ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem, as atividades esportivas, artísticas, sociais, religiosas e outras, e todo o ambiente educativo. A Escola Lassalista visa, sobretudo, formar cidadãos participativos capazes de uma vivência ética e fraterna, numa sociedade plena de incertezas.

Conheça nosso projeto pedagógico

Organização escolar

Ir. Moysés Borges Diretor

Ir. José Ribamar dos Santos Vice-Diretor e Apoio Técnico Pedagógico